Covid-19: Primeiros dois doentes no Alentejo infetados fora da região

| País
Porto Canal com Lusa

Évora, 18 mar 2020 (Lusa) -- Os primeiros dois casos positivos de Covid-19 no Alentejo foram confirmados na terça-feira e são de pessoas que contraíram a infeção fora da região, revelou hoje a Autoridade Regional de Saúde.

Em comunicado da Administração Regional de Saúde (ARS) Alentejo, a diretora do Departamento de Saúde Pública, Filomena Araújo, esclareceu que estes casos positivos "estão na linha do expectável pela situação epidemiológica em curso" e que "mais casos" virão a ser registados.

A mesma responsável da ARS pediu à população para que "não entre em pânico" e não adote "medidas discriminatórias e de invasão de privacidade" dos doentes.

Os primeiros casos positivos da pandemia de Covid-19 no Alentejo "demonstram que o trabalho promovido pelos serviços de Saúde foram efetivos e que temos que continuar a promover a sua permanente adequação", frisou Filomena Araújo.

Até terça-feira, lembrou, "todos os casos suspeitos identificados" no Alentejo, "que precisaram de realizar testes, os mesmos foram realizados, tendo todos sido negativos para coronavírus".

Por parte de "todos os cidadãos", segundo a Autoridade de Saúde Regional, "importa manter as medidas que promovem a contenção da doença, a nível individual e coletivo".

Filomena Araújo apelou também à "participação ativa de todos para que sigam as recomendações que forem sendo difundidas, de acordo com a evolução da situação" relativa à pandemia de Covid-19, frisando que "o Alentejo e todos os que residem e trabalham" na região "saberão estar unidos na luta contra este desafio global enorme".

No comunicado, a responsável pelo Departamento de Saúde Pública da ARS Alentejo lembra as recomendações para a população sobre as medidas de prevenção: o distanciamento social (evitar contacto próximo com outras pessoas), a adoção de medidas de higiene das mãos, de limpeza de objetos e superfícies e de etiqueta respiratória (não espirrar, tossir ou falar em direção a outros ou para as mãos), e o recurso preferencial ao contacto com a linha SNS24 -808242424

O Alentejo registou os primeiros dois casos de Covid-19, segundo o boletim hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que indica que mais de 85% dos doentes estão a recuperar em casa.

De acordo com os dados da DGS, das 642 pessoas infetadas com o novo coronavírus em Portugal, 89 estão internados e 553 estão a recuperar em casa.

Há 4.074 casos em que o teste deu negativo e 351 casos a aguardar resultado laboratorial.

O boletim da DGS indica ainda que desde o dia 01 de janeiro foram registados 5.067 casos suspeitos.

Portugal regista duas vítimas mortais da doença e três doentes já recuperados.

RRL (SO) // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.