Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira
| País
Porto Canal / Agências

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

Este projeto, que envolveu várias entidades nacionais, é promovido pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e pelo Observatório do Tráfico de Seres Humanos e foi lançado em março de 2022.

Passados dois anos, vão ser apresentados os resultados e as propostas de uma iniciativa que visa melhorar as estratégias de prevenção e identificação e delinear programas direcionados e personalizados de assistência, proteção e integração para vítimas de exploração sexual.

Segundo o Observatório de Tráfico de Seres humanos, o projeto teve como objetivos centrais “avaliar os sistemas de vitimização especialmente agravados no contexto da pandemia da covid-19, assim como das novas formas de violência contra mulheres e raparigas nas plataformas digitais”, aumentar o conhecimento sobre a natureza da exploração sexual e caracterização sociodemográfica das vítimas e dos agressores.

A avaliação da eficácia e eficiência dos mecanismos nacionais de prevenção, sinalização, identificação, assistência e proteção de vítimas de tráfico de seres humanos era outro objetivo da iniciativa.

O seminário de encerramento do projeto contará com a presença das ministras da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, e da Administração Interna, Margarida Blasco.

+ notícias: País

Eurodreams. Conheça a chave desta segunda-feira

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.

Quase sete mil carenciados apoiados pela AMI no primeiro semestre

Quase sete mil pessoas em situação de pobreza foram apoiadas pela AMI no primeiro semestre deste ano, entre os quais 1.188 pediram apoio pela primeira vez, um aumento de 5% face ao período homólogo de 2023. Na passada quarta-feira, o Porto Canal noticiava que uma idosa está em risco de ficar sem teto, depois de ter sido alvo de uma ordem de despejo desencadeada pela AMI - Assistência Médica Internacional, atual arrendatária do apartamento onde vive há cinco anos.

PSP combate 'bullying' nas escolas com operação a partir desta segunda-feira

A PSP inicia esta segunda-feira a operação “Bullying é para fracos” junto da comunidade escolar em todo o território nacional, promovendo ainda uma campanha nas redes sociais para aumentar o conhecimento sobre estes fenómeno e fomentar a sua rejeição.