Covid-19: Santarém com primeiro caso confirmado ativa Plano de Emergência

| País
Porto Canal com Lusa

Santarém, 18 mar 2020 (Lusa) -- A Câmara de Santarém ativou hoje o Plano de Emergência e Proteção Civil, depois de conhecido o primeiro caso de infeção pela Covid-19 no concelho, uma médica do Hospital Distrital de Santarém.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, disse à Lusa que foi ativado o Posto de Comando Operacional, sendo esta a primeira fase do plano, essencialmente para coordenação, articulação de meios e agilização de diligências, estando a ser equacionado o encerramento de vários espaços públicos da cidade, como o Jardim das Portas do Sol.

O autarca afirmou que a decisão de ativar o plano assim que fosse confirmado o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus no concelho foi tomada numa reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, realizada na terça-feira por videoconferência.

Ricardo Gonçalves sublinhou que o município tem uma rede social que há muito vem dando resposta a situações mais vulneráveis e conta com uma bolsa de voluntariado que pode reforçar esse apoio.

A Câmara de Santarém tem vindo a decretar, desde o passado dia 10, medidas para limitar o contacto entre as pessoas, encerrando serviços não essenciais e passando o atendimento a ser feito por telefone ou por e-mail.

No concelho de Santarém residem 62.200 pessoas.

Portugal regista duas mortes de pessoas infetadas com o novo coronavírus até agora, de acordo com o segundo boletim epidemiológico da pandemia da Covid-19 divulgado hoje.

 O número de infetados pelo novo coronavírus subiu para 642, mais 194 do que os contabilizados na terça-feira, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com a informação divulgada sobre a situação epidemiológica de Covid-19 em Portugal, desde 01 de janeiro foram registados 5.067 casos suspeitos.

Segundo a DGS, há 351 (eram 323) casos a aguardar resultado laboratorial e três casos recuperados.

 

MLL // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Municípios da serra da Estrela exigem estado de calamidade

Os seis municípios abrangidos pelo Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) exigiram esta quinta-feira que seja decretado "estado de calamidade", devido ao incêndio que atinge a região, e apoios imediatos para colmatar prejuízos de "centenas de milhões de euros".

Mais de 1500 operacionais no terreno para evitar reativações de incêndios na serra da Estrela e Caldas da Rainha

Mais de 1500 operacionais e cinco meios aéreos continuam em operações nos incêndios da serra da Estrela e das Caldas da Rainha, atualmente em resolução, para evitarem reativações, disse a Proteção Civil no último balanço.

PJ detém suspeito de homicídio da companheira no Barreiro

A Polícia Judiciária deteve um homem de 31 anos suspeito do homicídio da companheira, de 38, praticado com arma branca na localidade do Barreiro, distrito de Setúbal.