Covid-19: Deputado do CDS-PP entra em quarentena

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 mar 2020 (Lusa) - O deputado do CDS-PP João Gonçalves Pereira entrou hoje em quarentena na sequência do surto de Covid-19, disse à agência Lusa fonte do partido.

João Gonçalves Pereira foi aconselhado pelo líder parlamentar centrista, Telmo Correia, a fazer um período de quarentena depois de ter estado em contacto com a ex-presidente do partido Assunção Cristas, que por sua vez contactou com um infetado com o novo coronavírus.

Gonçalves Pereira torna-se assim no primeiro caso conhecido de um deputado a entrar em período de quarentena na sequência do surto de Covid-19.

Assunção Cristas iniciou também hoje um período de quarentena, depois de saber que tinha estado em contacto com um doente infetado com o novo coronavírus.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 125 mil pessoas, com casos registados em cerca de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.

A China registou nas últimas 24 horas 15 novos casos de infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), o número mais baixo desde que iniciou a contagem diária, em janeiro.

Até à meia-noite de quarta-feira (16:00 horas em Lisboa), o número de mortos na China continental, que exclui Macau e Hong Kong, subiu em 11, para 3.169. No total, o país soma 80.793 infetados.

NS/JPS // SF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Marcelo afirma que PS começou já com uma “maioria cansada”, mas elogia energia de Costa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou no sábado a energia do primeiro-ministro, António Costa, e justificou por que falou em cansaço do Governo, considerando que partilha algum desse "desgaste inevitável".

Redução do IVA de bens alimentares essenciais “vem com atraso”, defende Iniciativa Liberal

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, disse este domingo que a redução do IVA de bens alimentares essenciais vem com atraso, realçando que a medida foi proposta pelo partido em sede de Orçamento do Estado para 2023.

Marcelo defende reforço da ação social em vez de alteração nas propinas

O Presidente da República defendeu esta sexta-feira que o Estado deve reforçar a ação social, em vez de alterar as propinas no ensino superior, a propósito do manifesto assinado por dezenas de personalidades sobre esta matéria.