Covid-19: Competições organizadas pela FPF suspensas a partir de sexta-feira

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 12 mar 2020 (Lusa) -- As competições nacionais de futebol e futsal organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vão ficar suspensas a partir de sexta-feira, devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje o organismo.

"Face à limitação crescente de acesso a instalações desportivas e à necessidade de toda a população seguir medidas eficazes de higiene e etiqueta respiratória foi decidido suspender as competições nacionais de futebol e futsal organizadas pela FPF. A medida é aplicada a partir de 13 de março e vigora por tempo indeterminado", anunciou o organismo.

A decisão de suspender o Campeonato de Portugal (terceiro escalão) e as competições de futsal, casos do campeonato e da Taça, que iam ser sem público, decorreu de uma reunião tida hoje pelo grupo de emergência criado pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes.

Durante o dia de hoje decorrem os jogos dos quartos de final da Taça de Portugal de futsal, em Matosinhos, num programa em que se destaca o dérbi entre Benfica e Sporting, às 21:30, que, à semelhança de todos os outros embates, vai ser disputado à porta fechada.

"A situação provocada pelo covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência que poderá rever - ampliando ou reduzindo - as medidas agora implementadas", foi ainda anunciado.

Este grupo de emergência para monitorizar o impacto do Covid-19 nas competições futebolísticas integra, além do presidente federativo, os líderes da Liga de clubes, da comissão delegadas das associações distritais e regionais e dos representantes de jogadores, treinadores, árbitros e médicos.

Na terça-feira, o grupo de emergência criado pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, tinha determinado que os jogos das competições nacionais fossem disputados à porta fechada.

A ronda 25 da I Liga estava marcada para o próximo fim de semana, com o líder FC Porto a visitar o Famalicão, no domingo, um dia depois de o Benfica receber o Tondela e de o Sporting jogar no terreno do Vitória de Guimarães.

JP // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Auriol Dongmo vice-campeã europeia com recorde nacional no peso

A portuguesa Auriol Dongmo sagrou-se vice-campeã da Europa no lançamento do peso, fixando um novo recorde nacional em 19,82 metros, em Munique, dando a Portugal a segunda medalha no evento multidesportos na Alemanha, esta segunda-feira à noite.

Acusação classifica Benjamin Mendy como "predador sexual"

Internacional francês, vencedor do Mundial, é acusado de 10 crimes de abuso sexual por seis mulheres, que terão sido cometidos entre outubro de 2018 e agosto de 2021.

Ronaldo sempre notícia e Cavani perto de França. Este é o “Mercado” desta segunda-feira

Cristiano Ronaldo não pára de aparecer em tabloides britânicos. Rumores, notícias e declarações polémicas à parte, o Manchester United insiste que o avançado português não está à venda este verão. Certo é que o jogador de 37 anos quer mudar de ares, preferencialmente para uma equipa que dispute a Liga dos Campeões. Durante o fim de semana, surgiu a ideia de que o clube de Old Trafford estaria preparado para rescindir contrato com CR7 caso o capitão luso não mudasse de atitude.