Covid-19: Futebolistas pedem a suspensão da I e II Ligas

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 mar 2020 (Lusa) -- O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) pediu hoje a suspensão da I e II Ligas, depois de ouvidos os capitães das equipas que alinham nos dois escalões, e pediu uma reunião urgente.

"O Sindicato dos Jogadores, ouvidos os capitães de equipa que participam na I e II Ligas, comunica o entendimento de que não existem condições para o desenvolvimento da atividade profissional de futebolista em segurança", refere o comunicado do SJPF.

O organismo, presidido por Joaquim Evangelista, pede a suspensão dos campeonatos profissionais na sequência dos mais recentes desenvolvimentos em relação à pandemia Covid-19, com casos positivos de desportistas em Itália, Espanha e Estados Unidos.

Na nota, o SJFP diz não existirem condições para que os futebolistas estejam em segurança, acrescentando que, em caso de infeção, existe um "prejuízo agravado", porque a prática de futebol depende "da plena saúde e condição física para o alto rendimento".

O atual cenário levou a que o Sindicato pedisse à Liga e à Federação Portuguesa de Futebol "uma reunião com caráter de urgência do grupo de trabalho criado para monitorizar a situação, tendo em vista a proposta de suspensão de todas as competições desportivas, masculinas e femininas".

Para o organismo representativo dos futebolistas, que reuniu de manhã com a Liga e FPF, só assim será possível reforçar as medidas introduzidas por recomendação da Direção Geral de Saúde e dos médicos especialistas.

"O Sindicato reuniu durante a manhã com a Federação e a Liga e esta tarde terá lugar a reunião do grupo de trabalho", refere ainda a nota do organismo.

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.

Itália e Espanha já suspenderam as próximas jornadas do futebol profissional, enquanto na Alemanha e em Portugal está previsto que os jogos decorram à porta fechada.

RPM // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Voleibol): Tetracampeãs de Portugal. Crónica do jogo

2021, 2022, 2023 e 2024: o Futebol Clube do Porto acaba de se sagrar Campeão Nacional pela quarta vez desde que abriu a secção de voleibol feminino. Obrigadas a vencer o quinto e último dérbi da final do play-off, as novas Tetracampeãs deram uma resposta à altura dos pergaminhos do clube e bateram o PV Colégio Efanor, por 3-0, no Dragão Arena.

Jovem violado por ‘No Name Boys’ revela detalhes em julgamento

O julgamento de 13 elementos dos ‘No Name Boys’ que arrancou em final de fevereiro, no Campus da Justiça em Lisboa, encontra-se na reta final.

FC Porto (Sub-19): Calendário dos Sub-19 acertado com goleada. Crónica do jogo.

A equipa de sub-19 do FC Porto recebeu e bateu o Académico de Viseu, por 4-0, num encontro em atraso referente à nona ronda do Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores A. Tiago Campas inaugurou o marcador do Estádio de Pedroso logo aos dois minutos, Tiago Andrade fez o segundo golo da tarde aos 18, Mariano Regal assinou o terceiro aos 64 e Gil Martins, o melhor marcador da prova, fechou a contagem de grande penalidade no tempo de compensação (90+2m).