FC Porto (Voleibol): Tetracampeãs de Portugal. Crónica do jogo
Porto Canal
2021, 2022, 2023 e 2024: o Futebol Clube do Porto acaba de se sagrar Campeão Nacional pela quarta vez desde que abriu a secção de voleibol feminino. Obrigadas a vencer o quinto e último dérbi da final do play-off, as novas Tetracampeãs deram uma resposta à altura dos pergaminhos do clube e bateram o PV Colégio Efanor, por 3-0, no Dragão Arena.
Com a eliminatória empatada a dois, as azuis e brancas foram muito superiores no ataque durante todo o primeiro set, conseguiram retificar alguns erros de bloco que iam condicionando a defesa, falharam apenas dois serviços (bem menos do que nos jogos anteriores) e ambos os treinadores fizeram duplas substituições em momentos de desvantagem que lhes permitiram ter mais uma atacante na rede. Com isso, a formação de Miguel Coelho superiorizou-se à de Mário Fernandes e fez colocou-se na frente do marcador (26-24).
As visitadas entraram bem no segundo parcial, obrigaram as forasteiras a gastar dois time-outs a meio do set, aperfeiçoaram significativamente o bloco (apesar de ainda exibirem alguma falta de eficácia) e venceu com relativo conforto, por 25-17. O momento da noite viria a surgir pouco depois, quando André Villas-Boas subiu ao camarote presidencial para envolver Jorge Nuno Pinto da Costa num abraço que comoveu todos os presentes e telespetadores.
A inevitável quebra surgiu no terceiro set, as matosinhenses aproveitaram-na para recuperarem os índices anímicos e para melhorarem o rendimento dentro da quadra. Ainda assim, graças à fantástica recuperação que anulou uma desvantagem de seis pontos, as rainhas do voleibol português revalidaram o título ao terceiro match point.
FICHA DE JOGO
FC PORTO-PV COLÉGIO EFANOR, 3-0
Liga Solverde, play-off, final, jogo 5
1 de maio de 204
Dragão Arena
Árbitros: Luís Meireles e Nuno Maia
FC PORTO: Joana Resende e Bruna Guedes (líberos); Aline Delsin, Kim Robitaille, Lauren Matthews, Lauren Page, Janaína Vieira, Victória Alves, Taylor Sandbothe, Gabi Coelho, Maria Reis Lopes, Beatriz Moreira, Ana Rui Monteiro e Kyra Holt
Treinador: Miguel Coelho
PV COLÉGIO EFANOR: Matilde Rodrigues e Evelyn Delogú (líberos); Anna Kobrock, Viviane Isidoro, Eugénia Nosach, Inês Pereira, Ana Vale, Beatriz Cerveira, Bruna Gianlorenço, Ana Garrido, Sarah Evaristo, Mariana Maia, Ana Couto e Lara Carvalho
Treinador: Mário Fernandes
Parciais: 26-24, 25-17 e 26-24