Covid-19: Universidade de Évora sem aulas presenciais a partir de segunda-feira

| País
Porto Canal com Lusa

Évora, 12 mar 2020 (Lusa) -- As aulas presenciais na Universidade de Évora (UÉ) são suspensas, a partir de segunda-feira, e "substituídas por ensino à distância", devido à propagação da pandemia da doença Covid-19, revelou hoje a academia alentejana.

Num comunicado dirigido hoje à academia e enviado à agência Lusa, a reitoria da UÉ determinou que as aulas suspensas que não possam ser substituídas por ensino à distância "serão repostas assim que a situação normalizar, podendo eventualmente vir a ser alterado o calendário escolar".

Nesta mesma informação, a reitoria apelou "à comunidade académica para que mantenha o civismo, bem como a observância das medidas de contenção amplamente divulgadas pelas autoridades de saúde, mantendo a distância social".

"A autoridade de saúde local considera não haver critérios epidemiológicos que justifiquem encerramento das instalações", acrescentou a reitoria.

Segundo a UÉ, atendendo ao "alarme social" e à "instabilidade que se vive atualmente", além da suspensão das aulas presenciais, foram tomadas outras medidas, como "a suspensão de todos os estágios" e "de reuniões de júri ou concursos públicos presenciais" no espaço da universidade.

"Nenhuma deslocação em serviço será autorizada e as que já estão autorizadas são suspensas, incluindo as deslocações para júris de provas ou concursos públicos", acrescentou.

No âmbito do plano de contingência implementado para fazer face à doença Covid-19, a Universidade de Évora já tinha decidido, anteriormente, outras medidas preventivas.

A 09 de março, a UÉ anunciou o adiamento de todos os eventos marcados para os espaços da universidade, até dia 22 deste mês, assim como o cancelamento, até dia 30, das visitas turísticas ao Colégio do Espírito Santo e ao Centro Interativo de Arqueologia, no Palácio do Vimioso.

No comunicado de hoje, é referido que se mantêm "todas as decisões já tomadas anteriormente no que diz respeito a eventos culturais, atividades desportivas e visitas aos edifícios".

Estão "abertas todas as residências universitárias, bem como as cantinas, com o serviço de 'take away' a funcionar", disse a UÉ, referindo que "estas medidas mantêm-se em vigor até decisão contrária".

"A gestão de uma crise desta natureza requer responsabilidade, articulação constante com as autoridades competentes, de forma a evitar alarmismos e intervenções setoriais ou isoladas que, em termos de saúde pública, são frequentemente contraproducentes", argumentou a UÉ.

A UÉ, a Administração Regional de Saúde do Alentejo e a Câmara de Évora divulgaram hoje também um comunicado conjunto em que lembram que o território alentejano "tem-se mantido sem indivíduos infetados" e apelam "à não discriminação das pessoas não portuguesas que visitam a cidade, nela vivem, estudam e permanecem temporariamente, para que se sintam em segurança e bem acolhidas como sempre".

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, na quarta-feira, a doença Covid-19 como pandemia. A OMS justifica a declaração de pandemia com "níveis alarmantes de propagação e inação".

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 pessoas infetadas.

RRL // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.