PM britânico diz que comportamento de Moscovo é inaceitável

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 06 mar (Lusa) -- O primeiro-ministro britânico, David Cameron, classificou hoje, em Bruxelas, como "inaceitável" o comportamento da Rússia, defendendo que "deve haver consequências" para a atuação de Moscovo para com a Ucrânia.

Sobre o Conselho Europeu extraordinário, Cameron salientou haver três temas em agenda, um dos quais enviar "um sinal claro ao Governo russo que o que aconteceu é inaceitável e deve haver consequências".

O primeiro-ministro británico, que falava à entrada da reunião, adiantou ainda que os líderes europeus querem assegurar que a Ucrânia e a Rússia dialogam.

Para Cameron, a União Europeia (UE) tem que também demonstrar a sua vontade de ajudar Kiev.

Os líderes europeus reúnem-se hoje para debater a situação na Ucrânia, tendo agendado um debate com o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Iatseniuk, que acusa Moscovo de ser responsável pela tensão, com as suas "provocações".

A tensão na região acentuou-se nos últimos dias com a decisão do Senado russo de autorizar o envio de tropas para a república autónoma da Crimeia, no sul da Ucrânia, território de maioria russófona e estratégico para Moscovo, que ali tem a base da sua frota do Mar Negro.

A decisão foi tomada em nome da proteção dos cidadãos e soldados russos, depois de o governo autónomo ter rejeitado o novo Governo da Ucrânia, formado pelos três principais partidos da oposição ao Presidente ucraniano, Viktor Ianukovich, atualmente exilado.

A crise na Ucrânia começou em novembro com protestos contra a decisão de Ianukovich de recusar a assinatura de um acordo de associação com a UE e promover uma aproximação à Rússia.

IG/ACC // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.