Ucrânia: UE anuncia sanções contra a Rússia, para forçar negociações

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 06 mar (Lusa) -- A União Europeia suspendeu as negociações para a isenção de vistos com a Rússia, por causa da situação na Ucrânia, anunciou hoje o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, em Bruxelas.

O Conselho Europeu extraordinário realizado hoje em Bruxelas decidiu "suspender as discussões bilaterais com a Federação Russa sobre a liberalização de vistos, bem como as do novo acordo de associação", disse Van Rompuy, no final da cimeira líderes da União Europeia convocada para debater a situação na Ucrânia.

As sanções, salientou ainda, poderão "incluir a anulação da próxima cimeira UE/Rússia".

Van Rompuy adiantou também que "deve ser encontrada brevemente uma solução para a crise, em negociações com prazo delimitado".

Se este segundo passo inscrito nas conclusões da cimeira não for cumprido, a UE pode avançar para sanções económicas contra Moscovo.

"As sanções são uma forma de pressão", considerou.

A UE classificou ainda como "ilegal" a decisão do parlamento da Crimeia de convocar um referendo sobre a possível secessão da Ucrânia e anexação à Rússia.

IG/ACC // JMR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.