Ucrânia: UE quer e acredita em solução política e diplomática - Passos Coelho

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 06 mar (Lusa) -- O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, considerou que a posição conjunta sobre a situação na Ucrânia hoje adotada pelos líderes europeus, em Bruxelas, defende de forma clara uma "solução política e diplomática", evitando simples ameaças à Rússia.

"A posição que foi aqui adotada é bastante clara: não pretende fazer uma espécie de escalada de posições que tornem mais difícil obter uma solução que respeite a integridade da Ucrânia, mas deixa uma mensagem muito clara de que a União Europeia está disposta a acompanhar esta situação tirando dela as devidas consequências se essa não for a perspetiva de todas as partes envolvidas no processo", afirmou, à saída de um Conselho Europeu extraordinário sobre a Ucrânia.

Segundo Passos Coelho, "o que é importante é que todas as partes possam sentar-se à mesa, eventualmente com mediação, para chegar a um ponto de resolução amigável, politica e diplomática para este conflito", embora a UE se reserve o direito de rever a sua parceria com Moscovo.

"E essa é a grande perspetiva que sai deste Conselho, julgo eu. Não é tanto uma espécie de sinalização de ameaças para futuro, é sobretudo dizer: «nós estamos dispostos a defender estes princípios no futuro, mas acreditamos que é possível a todas as partes encontrar uma via moderada de resolução dos seus problemas»", afirmou.

ACC/IG // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.