Exames/9.º ano: Coimbra é o melhor distrito, apesar da média negativa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 nov (Lusa) -- Todos os distritos chumbam na média dos exames do 9.º ano, mas Coimbra apresenta a negativa mais alta, com uma média de 2,72 valores nas provas de Português e Matemática, em mais de sete mil exames realizados.

De acordo com a lista realizada pela Agência Lusa, que hierarquiza os distritos tendo em conta os resultados médios nos exames, com base na informação disponibilizada pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), Coimbra é a região do país com melhores resultados nos exames do 9.º ano, apesar de a média ser negativa.

No fundo da lista, que tem também em conta as ilhas e as escolas portuguesas no estrangeiro, fica a região autónoma dos Açores, com a pior classificação média (2,2 valores em 4537 exames realizados).

Lisboa e Porto são os distritos com mais provas realizadas -- 36.567 e 34.825 exames, respetivamente -- e ocupam o 6.º e o 10.º lugar na lista de resultados por distrito, com médias de 2,64 valores, no caso de Lisboa, e de 2,58 valores, no caso do Porto.

Viseu é o 2.º melhor distrito, com uma média de 2,673 valores em 6.567 exames realizados, e Aveiro ocupa a 3.ª posição, ao conseguir uma média de 2,67 valores nos 12.775 exames realizados.

Na lista dos três piores classificados juntam-se aos Açores o distrito de Beja (2,38 valores em 2.072 exames) e a região autónoma da Madeira (2,42 valores em 5.071 exames).

IMA // CC

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Nobel da Paz para organização japonesa de vítimas das bombas atómicas

O Prémio Nobel da Paz 2024 foi atribuído à organização japonesa Nihon Hidankyo, de sobreviventes das bombas atómicas lançadas há 79 anos pelos Estados Unidos em Hiroshima e Nagasaki, anunciou o Comité Nobel norueguês.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.