Info

Exames/9.º ano: Porto tem melhor escola a Matemática, Cascais melhor a Português

| País
Fonte: Agência Lusa

Lisboa, 09 nov (Lusa) -- O Colégio Horizonte, no Porto, registou este ano a melhor média nos exames de Matemática do 9.º ano, e o Colégio Inglês de São Julião, em Cascais, lidera a classificação a Português, ambos com médias superiores a quatro valores.

De acordo com a lista realizada pela Agência Lusa, que hierarquiza as escolas tendo em conta os resultados médios nos exames e a informação disponibilizada pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), o Colégio Horizonte, no Porto, foi a escola com melhores resultados a Matemática, atingindo uma média de 4,27 valores em 11 exames realizados.

A média de exames no Colégio Horizonte a Matemática supera a média da classificação interna final (CIF), que se fixou nos 3,73 valores. Quanto à classificação nos exames de Português, o colégio do Porto ocupa a 28.ª posição em 1.308 estabelecimentos de ensino que realizaram provas finais do 9.º ano.

Já o Colégio Inglês de São Julião, em Cascais, lidera a lista das médias de exames a Português, com uma nota de 4,2 valores em 15 exames realizados, e uma média na CIF de quatro valores. Já a Matemática, esta escola ocupa o 45.º lugar, com uma média de exames de 3,6 valores e uma CIF média de 4,13 valores.

A Matemática, a lista das cinco escolas melhor classificadas inclui ainda o Colégio de Fornelos, em Fafe (com média de 4,2 valores em 15 exames realizados); o Colégio Plátanos, em Sintra (4,19 valores em 57 exames); Externato Nossa Senhora da Paz, no Porto (4,14 valores em 22 exames); e Externato As Descobertas, em Lisboa (4,13 valores em 15 exames).

Em todas estas escolas a média de exames superou a média das classificações internas, geralmente mais altas por contemplarem o trabalho realizado ao longo do ano.

Já a Português, a listagem das cinco escolas melhor classificadas inclui ainda o Colégio Oriente, em Lisboa (4 valores em três exames); o Externato Nossa Senhora da Paz, no Porto (3,91 valores em 22 exames); o Colégio dos Cedros, em Vila Nova de Gaia (3,87 valores em 15 exames); e o Colégio Mira Rio, também em Lisboa (3,82 valores em 22 exames).

A Português apenas as três melhor classificadas superaram ou igualaram nos exames a média da classificação interna que tem também em conta o trabalho em sala de aula.

No entanto, os resultados estão longe de ser maioritariamente positivos: 86,24% das escolas (1.128) tiveram médias negativas nos exames de Matemática, e os resultados pioram ligeiramente a Português, com 86,62% das escolas (1.133) a chumbarem nos exames.

Quanto aos piores classificados nos exames, é o Centro de Pedagogia Terapêutico Bola de Neve que encerra a lista de Matemática, com uma média de um valor em dois exames realizados. No entanto, este centro está exclusivamente vocacionado para o trabalho com alunos do ensino especial.

A penúltima classificada a Matemática é a Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Monte da Caparica, com uma média de 1,32 valores em 19 exames realizados.

Entre as cinco piores classificadas estão ainda a Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, nos Açores (1,33 em três exames); o Externato Nuno Álvares, em Setúbal (1,38 valores em oito exames); e a Escola Secundária com 3.º Ciclo de Sacavém (1,41 em 17 exames).

A Português a escola pior classificada nos exames do 9.º ano é a Escola Básica Integrada Apelação, em Loures, cujos seis exames realizados obtiveram uma média de 1,33 valores.

Na lista seguem-se o Centro de Pedagogia Terapêutico Bola de Neve, vocacionado para o ensino especial (1,5 valores em dois exames); a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Alto do Lumiar, em Lisboa (1,90 valores em 41 exames); a Escola Básica Integrada de Ginetes, nos Açores (1,91 valores em 65 exames); e o Colégio Maria Pia -Casa Pia de Lisboa (1,92 valores em 12 exames).

IMA // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

DGS confirma que há seis surtos em lares de idosos em Portugal

                                                    

Perto de três milhões de portugueses com vacinação completa contra a Covid-19

Perto de três milhões de portugueses, o equivalente a 29% da população, tem a vacinação completa contra a covid-19, tendo sido administradas mais de 720 mil doses na última semana, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Ministra da Saúde afasta limitação de visitas a lares

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que não há necessidade de voltar a limitar as visitas a lares de idosos, advogando que as pessoas vacinadas contagiadas com o novo coronavírus desenvolvem "uma doença muito mais moderada".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.