Exames/9.º ano: Porto tem melhor escola a Matemática, Cascais melhor a Português

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 nov (Lusa) -- O Colégio Horizonte, no Porto, registou este ano a melhor média nos exames de Matemática do 9.º ano, e o Colégio Inglês de São Julião, em Cascais, lidera a classificação a Português, ambos com médias superiores a quatro valores.

De acordo com a lista realizada pela Agência Lusa, que hierarquiza as escolas tendo em conta os resultados médios nos exames e a informação disponibilizada pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), o Colégio Horizonte, no Porto, foi a escola com melhores resultados a Matemática, atingindo uma média de 4,27 valores em 11 exames realizados.

A média de exames no Colégio Horizonte a Matemática supera a média da classificação interna final (CIF), que se fixou nos 3,73 valores. Quanto à classificação nos exames de Português, o colégio do Porto ocupa a 28.ª posição em 1.308 estabelecimentos de ensino que realizaram provas finais do 9.º ano.

Já o Colégio Inglês de São Julião, em Cascais, lidera a lista das médias de exames a Português, com uma nota de 4,2 valores em 15 exames realizados, e uma média na CIF de quatro valores. Já a Matemática, esta escola ocupa o 45.º lugar, com uma média de exames de 3,6 valores e uma CIF média de 4,13 valores.

A Matemática, a lista das cinco escolas melhor classificadas inclui ainda o Colégio de Fornelos, em Fafe (com média de 4,2 valores em 15 exames realizados); o Colégio Plátanos, em Sintra (4,19 valores em 57 exames); Externato Nossa Senhora da Paz, no Porto (4,14 valores em 22 exames); e Externato As Descobertas, em Lisboa (4,13 valores em 15 exames).

Em todas estas escolas a média de exames superou a média das classificações internas, geralmente mais altas por contemplarem o trabalho realizado ao longo do ano.

Já a Português, a listagem das cinco escolas melhor classificadas inclui ainda o Colégio Oriente, em Lisboa (4 valores em três exames); o Externato Nossa Senhora da Paz, no Porto (3,91 valores em 22 exames); o Colégio dos Cedros, em Vila Nova de Gaia (3,87 valores em 15 exames); e o Colégio Mira Rio, também em Lisboa (3,82 valores em 22 exames).

A Português apenas as três melhor classificadas superaram ou igualaram nos exames a média da classificação interna que tem também em conta o trabalho em sala de aula.

No entanto, os resultados estão longe de ser maioritariamente positivos: 86,24% das escolas (1.128) tiveram médias negativas nos exames de Matemática, e os resultados pioram ligeiramente a Português, com 86,62% das escolas (1.133) a chumbarem nos exames.

Quanto aos piores classificados nos exames, é o Centro de Pedagogia Terapêutico Bola de Neve que encerra a lista de Matemática, com uma média de um valor em dois exames realizados. No entanto, este centro está exclusivamente vocacionado para o trabalho com alunos do ensino especial.

A penúltima classificada a Matemática é a Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Monte da Caparica, com uma média de 1,32 valores em 19 exames realizados.

Entre as cinco piores classificadas estão ainda a Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, nos Açores (1,33 em três exames); o Externato Nuno Álvares, em Setúbal (1,38 valores em oito exames); e a Escola Secundária com 3.º Ciclo de Sacavém (1,41 em 17 exames).

A Português a escola pior classificada nos exames do 9.º ano é a Escola Básica Integrada Apelação, em Loures, cujos seis exames realizados obtiveram uma média de 1,33 valores.

Na lista seguem-se o Centro de Pedagogia Terapêutico Bola de Neve, vocacionado para o ensino especial (1,5 valores em dois exames); a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Alto do Lumiar, em Lisboa (1,90 valores em 41 exames); a Escola Básica Integrada de Ginetes, nos Açores (1,91 valores em 65 exames); e o Colégio Maria Pia -Casa Pia de Lisboa (1,92 valores em 12 exames).

IMA // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Sindicato diz que há 160 professores impedidos de trabalhar no próximo ano

A Federação Nacional da Educação (FNE) diz que há 160 professores que tinham de vincular este ano e concorreram para todo o país, mas não ficaram colocados e estão impedidos de dar aulas no próximo ano letivo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.