Japão reforça medidas antiterrorismo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 24 mar (Lusa) -- O Governo do Japão reforçou as medidas de segurança nos aeroportos, centrais nucleares e outras infraestruturas, após os ataques de terça-feira em Bruxelas, informa hoje a imprensa nacional.

A Agência Nacional da Polícia aumentou o número de efetivos em aeródromos internacionais, edifícios governamentais, estações ferroviárias e outras zonas de grande circulação de pessoas, segundo o jornal Nikkei.

No mesmo sentido, o Ministério da Justiça começou a recolher informação de serviços de inteligência estrangeiros sobre todos os passageiros com destino ao Japão, com o objetivo de detetar com antecedência aqueles que tenham possíveis ligações com organizações terroristas.

Por seu lado, a Guarda Costeira japonesa intensificou a vigilância marítima em torno das centrais atómicas do país, a maioria das quais permanecem desativadas desde o acidente nuclear de Fukushima, em março de 2011.

Todas estas medidas formam parte da resposta do Executivo japonês aos atentados de terça-feira no aeroporto internacional de Zaventem, em Bruxelas, e na estação de metro de Maelbeek, que causaram mais de três dezenas de mortos e duas centenas de feridos.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou na quarta-feira que o país "deve aumentar a sua vigilância para prevenir o terrorismo e garantir a segurança de todos os seus cidadãos".

No passado mês de dezembro, o Japão criou um gabinete especial antiterrorista após as ameaças lançadas pelo grupo terrorista que se denomina Estado Islâmico contra o país e perante os eventos internacionais que vai acolher em breve.

Entre eles, destaca-se a cimeira do G7, que se realiza a 26 e 27 de maio, na localidade costeira de Shima, no centro do país, e para a qual está previsto um dispositivo especial de segurança com 20 mil polícias.

ISG// MP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.