PM belga recusa demissão de ministros do Interior e Justiça

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 24 mar (Lusa) -- O primeiro-ministro belga, Charles Michel, recusou hoje os pedidos de demissão dos ministros do Interior e da Justiça, apresentados durante uma reunião do governo sobre os atentados de terça-feira em Bruxelas.

O ministro do Interior, Jan Jambon, e o da Justiça, Koen Geens, apresentaram a demissão durante a reunião, segundo a televisão flamenga VTM.

O Conselho de Ministros da Bélgica está reunido desde manhã para analisar nomeadamente o processo relativo a Ibrahim El-Bakraoui, identificado como um dos autores do atentado no aeroporto de Zaventem e que a Turquia afirma ter detido no verão passado em Gaziantep (sul), expulsado para a Holanda e informado as autoridades belgas de que se tratava de um "combatente estrangeiro", informação que terá sido ignorada.

Na quarta-feira, o ministro da Justiça belga, Koen Geens, disse que a Bélgica desconhecia quaisquer ligações de Ibrahim El-Bakraoui ao terrorismo.

Os atentados de Bruxelas, no aeroporto de Zaventem e na estação de metro de Maelbeek, fizeram pelo menos 31 mortos e 300 feridos.

Os ataques foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

MDR // APN

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.