PS com maioria absoluta em Lisboa - CDU elege dois vereadores

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 set (Lusa) -- O PS alcançou a maioria absoluta no concelho de Lisboa, a CDU elegeu dois vereadores, a coligação de direita perdeu três representantes no executivo municipal e o PAN assegurou, pela primeira vez, um lugar na Assembleia Municipal.

Depois de contabilizados os resultados nas 24 freguesias do concelho, no âmbito das eleições autárquicas de domingo, o PS somou 50,91% da votação, assegurando a maioria no executivo liderado pelo reeleito António Costa. A abstenção foi de 54,94%.

O executivo municipal da capital tem, depois destas eleições, 11 vereadores do PS, quatro da coligação de direita e dois da CDU, enquanto há quatro anos a vereação contava com nove socialistas, sete do PSD/CDS/MPT e um eleito da CDU.

Em 2009, os socialistas tinham somado 44,01% e nove vereadores.

No segundo lugar das escolhas dos lisboetas ficou a coligação Sentir Lisboa, encabeçada por Fernando Seara, com 22,37%, traduzindo quatro lugares, menos três que em 2009.

Há quatro anos, a coligação entre PSD, CDS e MPT teve uma votação de 38,69% e sete vereadores.

A CDU, que agrega o PCP e Os Verdes, obteve no domingo 9,85% da votação e somou mais um vereador no executivo, depois de nas eleições de 2009 ter conseguido 8,07% dos votos e um representante no executivo de António Costa.

O Bloco de Esquerda (BE) foi a quarta força partidária mais votada, com 4,61%, sem eleger qualquer vereador. Em 2009, o BE tinha somado 4,56%.

Estreante em eleições autárquicas, o Partido pelos Animais e pela Natureza teve 2,29% de votos, o que significou um eleito na Assembleia Municipal de Lisboa.

Nesta assembleia, o PS tem 25 eleitos, mais dois que em 2009, enquanto a coligação de direita contará com 14 deputados, menos nove que no mandato anterior.

A CDU elegeu sete representantes, mais dois que nas eleições anteriores, e o Bloco de Esquerda quatro, ou seja, mais um do que nos últimos quatro anos.

No concelho de Lisboa, a coligação PPM/PPV/PND somou 1,50%, o PCTP/MRPP 1,24%, o PNR 0,58% e o PTP 0,34%.

O total de votantes foi de 45,06%, o que revela uma abstenção de 54,94%.

Os votos em branco totalizaram 4,04% (9.241 votos) e os nulos 2,86% (6.551).

No distrito de Lisboa estavam ao meio-dia duas freguesias por apurar, de um total de 134.

Concorreram à presidência da Câmara de Lisboa Fernando Seara (PSD/CDS-PP/MPT), António Costa (PS), João Ferreira (CDU), João Semedo (BE), Nuno Correia da Silva (PPM/PND/PPV), Joana Miranda (PCTP/MRPP), Paulo Borges (PAN), João Patrocínio (PNR) e Amândio Madaleno (PTP).

PL // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.