Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

João Ribeiro falava em conferência de imprensa, na sede nacional do PS, depois de ter adiantado que a carta que enviou na semana passada ao ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, já teve resposta.

"Já houve uma resposta do ministro Poiares Maduro e há uma reunião prevista para breve. Em breve anunciaremos, mas não é durante esta semana", referiu o porta-voz dos socialistas.

João Assunção Ribeiro reiterou que o PS entende que o diálogo em torno das medidas de crescimento "deve ser feito no palco parlamentar".

"É na Assembleia da República que as propostas devem ser discutidas. O Governo insistiu em fazer uma reunião [de caráter bilateral], o PS disse na carta que não estaria indisponível para uma qualquer reunião sem pôr em causa o princípio fundamental, que a discussão deve ser feita Assembleia da República", justificou.

O porta-voz do PS estabeleceu também uma distinção entre as medidas de fomento da economia, que serão discutidas com Miguel Poiares Maduro, e as medidas de austeridade, para o corte de 4,8 mil milhões de euros na despesa, anunciadas pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na sexta-feira.

"O Governo continua a exigir sem parar mais sacrifícios, em particular aos funcionários públicos e pensionistas. Lançar tanta incerteza sobre reformados e pensionistas, sobre os que estão mais vulneráveis e garantem o sustento de tantas famílias é inaceitável, é brincar com a vida das pessoas. Que fique bem claro: O PS votará contra o imposto sobre reformados e pensionistas", afirmou João Ribeiro.

De acordo com o porta-voz do PS, na última campanha eleitoral, "o primeiro-ministro prometeu não despedir um único funcionário público, mas agora assusta centenas de milhares de funcionários públicos, retirando-lhes qualquer controlo sobre a sua própria vida e vida das suas famílias".

"Estamos perante cortes cegos com o único objetivo de desqualificar as funções públicas em nome de uma obsessão ideológica. Mais 4,8 mil milhões de euros de austeridade irão agravar a vida de todos os portugueses, é uma irresponsabilidade sem nome", acrescentou.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.