BES: Clientes lesados cortam estrada nas Caldas da Rainha

| País
Porto Canal / Agências

Caldas da Rainha, Leiria, 16 abr (Lusa) -- Cerca de meia centena de lesados do papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES) estão concentrados nas Caldas da Rainha, onde cortaram uma estrada junto à agência do Novo Banco, na Praça 25 de Abril.

O protesto marcado pela Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) teve início às 11:30 com a concentração dos manifestantes que, ao depararem-se com a agência encerrada, desferiram murros na porta e montras das instalações do banco.

"Quem não deve não teme, mas a administração do Novo Banco alguma coisa deve temer porque parece que fez sair uma norma interna para que as agências sejam fechadas sempre que os lesados, que exigem o que lhes é devido, se manifestam", disse à Lusa Jorge Pires, da AIEPC.

Os manifestantes, oriundos de concelhos como Leiria, Cartaxo, Rio Maior e Marinha Grande, empunhando cartazes e entoando palavras de ordem, chegaram mesmo a concentrarem-se na estrada em frente a esta agência, cortando o trânsito numa das zonas centrais da cidade, onde se concentram os edifícios da câmara, tribunal, finanças e outros serviços.

Os populares que reclamam o pagamento dos investimentos em papel comercial do BES explicaram hoje que, para além, de reclamarem os créditos a que dizem ter direito, pretendem "alertar para a fragilidade o sistema bancário, porque já foi o BNP e o BES, já se fala no Montepio e queremos evitar que mais pessoas sejam enganadas".

Após a concentração, os manifestantes estão a efetuar uma marcha lenta pelas ruas da cidade.

DYA // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal proibido de pescar carapau

A frota portuguesa esgotou a quota de pesca de carapau, na zona do Golfo da Biscaia Meridional, ficando estas capturas proibidas a partir de segunda-feira, anunciou esta segunda-feira a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Campanha em 600 farmácias para utentes doarem o troco das suas compras e ajudarem quem mais precisa

A campanha “Dê troco a quem precisa” arranca esta segunda-feira em cerca de 600 farmácias de todo o país que vão “convidar os utentes” a doar o troco das suas compras para ajudar quem mais precisa a comprar medicamentos.

APAV ajudou oito crianças todos os dias durante os últimos dois anos

Mais de 5.660 crianças e jovens foram apoiados pela Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) nos últimos dois anos, um valor que subiu 18,2% no ano passado, chegando a uma média de oito por dia.