Suíços não largam Salgado. "O dono disto tudo" regressa à CMVM para interrogatório

Suíços não largam Salgado. "O dono disto tudo" regressa à CMVM para interrogatório
| Economia
Porto Canal (DYG)

O antigo presidente do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, volta à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) para continuar a prestar esclarecimentos no âmbito da insolvência do Grupo Espírito Santo (GES), depois de estar presente durante esta quinta-feira.

Ricardo Salgado já se tinha deslocado esta quinta-feira à CMVM a ser interrogado, durante quase oito horas, pelo regulador suíço, mas na manhã desta sexta-feira regressou à comissão para continuar a responder a questões sobre a sua gestão no GES.

O ex-banqueiro, "na qualidade de ex-administrador não executivo do Banque Privée Espírito Santo (BPES), deslocou-se à CMVM a fim de colaborar, voluntariamente, com a entidade de regulação suíça (FINMA) no que se refere ao apuramento de factos relacionados com o BPES", afirma o seu advogado, Francisco Proença de Carvalho, em declarações à agência Lusa.

Este interrogatório, realizado na sequência de uma queixa-crime apresentada por um escritório de advogados na Suíça, pretende apurar a responsabilidade do banqueiro português enquanto administrador do banco privée, uma das vítimas da falência de várias holdings do grupo e a primeira entidade do GES a colapsar.

Para além de Ricardo Salgado, o regulador suíço pretende ouvir outros ex-administradores do BES e do GES.

Após falência, o BES já sofreu uma auditoria forense, requerida pelo Banco de Portugal, onde foi descoberto que o empresa liderada por Ricardo Salgado usava as suas sociedades financeiras no Panamá e na Suíça para continuar a subsidiar o GES.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.