Passos espera que reguladores sejam diligentes a clarificar situação dos lesados do BES

Passos espera que reguladores sejam diligentes a clarificar situação dos lesados do BES
| Economia
Porto Canal

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, defendeu hoje que compete aos reguladores tomar decisões sobre as pessoas que se dizem lesadas pelo Banco Espírito Santo (BES) e afirmou esperar que atuem com diligência para clarificar a sua situação.

Em declarações aos jornalistas, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, Passos Coelho afirmou que esta "é uma matéria sensível, que compete ser dirimida pelos reguladores, não é pelo Governo", defendendo em seguida que "é preciso distinguir aquilo que pode ter representado consequência de fraude ou de logro" daquilo que, "sendo legal, comporta riscos que as pessoas aceitaram correr na altura".

O primeiro-ministro, que falava à margem de uma conferência sobre investimento em Portugal, acrescentou que "é preciso que os próprios reguladores possam, como lhes compete, fazer essa destrinça", concluindo: "Nós sabemos que a situação é complicada para muitos pequenos investidores. E, nessa medida, a diligência com que as entidades reguladoras possam atuar de forma a clarificar a situação é benéfica para toda a gente".

Questionado sobre os protestos das pessoas que se dizem lesadas pelo BES, Passos Coelho respondeu: "Não vou fazer comentários sobre isso, porque acho que há uma intenção objetiva - legítima, com certeza - por parte das pessoas que se sentem lesadas em chamar a atenção para esse problema. Mas francamente não me compete a mim agora estar a fazer comentários sobre isso".

Remetendo esta matéria para a competência dos reguladores, o chefe do executivo PSD/CDS-PP começou por referir que "o Governo abstém-se de intervir muito nesse debate" precisamente "porque não lhe compete enquanto Governo estar a tomar medidas ou a tomar decisões sobre essas matérias".

"O que nós podemos dizer é que é preciso distinguir aquilo que pode ter representado consequência ou de fraude ou de logro em que as pessoas tenham sido induzidas daquilo que foram aplicações que as pessoas fizeram, nomeadamente através dos balcões de um banco, em papel comercial, em obrigações de outras entidades, de outras empresas", prosseguiu.

"São coisas diferentes, que é preciso que os próprios reguladores possam, como lhes compete, fazer essa destrinça: saber o que é que resulta simplesmente de comportamentos que não são legais daquilo que, sendo legal, comporta riscos que as pessoas aceitaram correr na altura em que fizeram as suas escolhas", reforçou.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.