Privatização da TAP avança em 2014, CP Carga e EMEF em 2015

Privatização da TAP avança em 2014, CP Carga e EMEF em 2015
| Economia
Porto Canal

O Governo pretende relançar a privatização da TAP até ao final deste ano, o que faz depender da "existência de condições de mercado propícias ao sucesso da operação", e no próximo ano avança com a alienação da CP Carga e da EMEF.

No relatório da proposta de Orçamento do Estado entregue hoje no Parlamento, o Governo reafirma a intenção de lançar ainda este ano o procedimento para a concessão da operação dos transportes públicos do Porto, a cargo das empresas públicas STCP e Metro do Porto, e também para a concessão da operação dos transportes de Lisboa - Carris e do Metropolitano de Lisboa.

No próximo ano, o Governo pretende dar início ao processo de privatização da CP Carga e da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF), prevendo-se a sua conclusão em 2015.

"No seguimento do processo de concessão da operação da Carris, será iniciada a privatização da sociedade Carristur", acrescenta.

O Governo prevê concluir em meados de 2015 a reprivatização da Empresa Geral de Fomento (EGF), sub-holding do grupo ADP - Águas de Portugal para a área de negócio dos resíduos, sendo expetável a assinatura do contrato de compra e venda de ações até ao final deste ano.

Sobre a TAP, o Executivo adianta que o relançamento do processo de privatização da companhia aérea deverá ocorrer ainda durante o ano de 2014, "quando se verificar a existência de condições de mercado propícias ao sucesso da operação".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.