Serviço da STCP com "fortes perturbações" na quinta-feira devido a plenário

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 29 out (Lusa) -- O serviço da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) deverá sofrer "fortes perturbações" na manhã de quinta-feira devido à realização de um plenário de trabalhadores, afirmou hoje fonte da transportadora.

De acordo com o porta-voz da STCP, prevê-se que o impacto se faça sentir entre as 09:30 e as 13:30.

Contactado pela Lusa, Pedro Silva, da Comissão de Trabalhadores da STCP, afirmou que no plenário será analisada a questão da "recusa por parte da tutela em admitir novos motoristas", bem como "o processo de subconcessão da empresa".

"A Secretaria de Estado dos Transportes recusou admitir novos motoristas, alegando que está a decorrer um concurso público para a concessão da STCP", afirmou Pedro Silva.

Em comunicado enviado hoje à Lusa, as organizações representativas dos trabalhadores da empresa de transporte público admitem vir a aprovar "formas de luta".

Os trabalhadores da STCP reclamam a contratação de mais motoristas há já vários meses, tendo este mês cumprido durante uma semana uma greve às horas extraordinárias por esse motivo.

Na ocasião, os trabalhadores afirmaram que a greve de zelo era "a forma encontrada pelos trabalhadores da STCP para sensibilizar uma vez mais a população do Grande Porto para a degradação propositada do serviço público que este Governo tenta a todo o custo e pelos vistos a qualquer preço", afirmaram em meados de outubro as organizações representativas dos trabalhadores.

No comunicado, as ORT defendem que "manter a STCP a operar na Área Metropolitana do Porto contribui para o aumento na mobilidade dos cidadãos, com aumento de ganhos de eficiência para a empresa, para o Estado e consequentemente para as autarquias".

As ORT afirmam que a STCP recorre diariamente "a dezenas de motoristas para a realização do trabalho extraordinário" para "atenuar o incumprimento generalizado dos horários previstos, sobrecarregando os motoristas com horas excessivas de condução e de duração ilegal.

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Processo do curso de medicina na Universidade de Aveiro "não está concluído" 

A Universidade de Aveiro (UA) esclareceu esta sexta-feira que o processo de criação do mestrado integrado de medicina não está concluído, faltando a decisão final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Câmara de Aveiro oferece viagens a bordo da Caravela Vera Cruz

A Câmara Municipal de Aveiro vai premiar 20 munícipes, com idade igual ou superior a 15 anos, com uma viagem a bordo da Caravela Vera Cruz, entre Aveiro e Lisboa, informou, esta sexta-feira, a autarquia no seu site oficial.