Mapa Judiciário: Falta de sistema informático impede atendimentos em Faro

| País
Porto Canal / Agências

Faro, 01 set (Lusa) - O Tribunal da Comarca de Faro começou hoje a funcionar como previsto na reforma judiciária, mas a falta de sistema informático está a impedir a realização de tarefas simples como o pagamento de multas, constatou a Lusa no local.

A agência Lusa esteve hoje junto aos contentores que albergam o tribunal de Faro de forma provisória enquanto decorrem obras no edifício do tribunal no centro da cidade, mas durante a primeira hora de funcionamento foi possível ver funcionários a conversar uns com os outros enquanto esperavam que o sistema começasse a funcionar.

Apesar de todos os processos, desde Vila Real de Santo António a Loulé, já se encontrarem nas instalações provisórias do tribunal, ainda não há julgamentos a decorrer porque os magistrados têm também que conferir e inteirar-se desses processos, disse à Lusa uma fonte judicial que pediu para não ser identificada.

"Só depois de esse trabalho ser feito é que podem ser marcadas sessões de julgamentos", acrescentou.

Vários trabalhadores davam também os últimos retoques no exterior dos contentores, que estão cercados por um gradeamento e albergam três salas de audiência, uma de videoconferência, duas salas de testemunhas, duas celas de detenção e sala para as forças de segurança.

Com os funcionários a escusarem-se a falar para a reportagem, a Lusa conseguiu ouvir um utente que se deslocou às novas instalações para pagar uma multa, mas saiu do edifício sem o fazer por o sistema informático não estar a funcionar.

"Vinha para pagar uma multa, mas disseram-me que o sistema não estava a funcionar e que tinha que vir mais tarde", contou José Oliveira.

Questionado sobre se lhe tinha sido dada indicação, na secretaria do tribunal, de quando o sistema iria estar a funcionar, José Oliveira respondeu que não lhe souberam indicar e "disseram que podia ser daqui a meia hora ou demorar mais".

O novo mapa judiciário, que entrou hoje em vigor, divide o país em 23 comarcas, com sede nas 18 capitais de distrito e nas regiões autónomas de Madeira e Açores, com um novo modelo de gestão, que o Governo pretende que agilize a distribuição e afetação dos processo e dos recursos humanos.

Dos 311 tribunais que existiam, 20 encerraram, uma vez que foi estabelecido o critério de volume processual inferior a 250 processos por ano, além de avaliadas as condições rodoviárias e transportes para as populações.

MHC (JOP) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.