PCP diz que reforma do Mapa Judiciário serve para "agradar à troika"

PCP diz que reforma do Mapa Judiciário serve para "agradar à troika"
| Política
Porto Canal

O deputado do PCP António Filipe alertou hoje para as consequências do novo mapa judiciário, que entrou hoje em vigor, e acusou o Governo de ter feito esta reforma para agradar à "troika" e não para melhorar a Justiça.

António Filipe deslocou-se esta manhã ao tribunal de Loures, onde foram instalados monoblocos por falta de espaço no edifício principal para acolher as novas competências designadas pelo novo mapa judiciário.

"Achamos que estas instalações são muito emblemáticas daquilo que é o mapa judiciário e que o Governo faz impor a partir de hoje ao país", afirmou aos jornalistas o deputado comunista.

António Filipe referiu que com esta reforma "a Justiça vai por maus caminhos" e acusou o Governo de estar a tentar agradar à "troika".

"Este mapa judiciário não é mais do que uma medida tomada para agradar à 'troika'. Aliás a ministra da Justiça [Paula Teixeira da Cruz], gabou-se de ter feito ainda mais e de ter antecipado tudo aquilo que a 'troika' exigia que fosse feito em matéria de Justiça", criticou.

Nesse sentido, o deputado comunista reiterou que o novo mapa judiciário "afasta ainda mais os cidadãos da Justiça" e afirmou que o PCP vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para retomar a discussão deste tema na Assembleia da República.

"Nós vamos propor que para os primeiros dias de trabalho parlamentar seja agendado o projeto de lei do PCP sobre o mapa judiciário. Entendemos que esta matéria deve ser discutida no parlamento mais uma vez e insistimos que é preciso corrigir aspetos muito negativos desta chamada reforma judiciária", apontou.

O novo mapa judiciário divide o país em 23 comarcas, com sede nas 18 capitais de distrito e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, com um novo modelo de gestão, que o Governo pretende que agilize a distribuição e afetação dos processo e dos recursos humanos.

Dos 311 tribunais que existiam, 20 encerraram, uma vez que foi estabelecido o critério de volume processual inferior a 250 processos por ano, além de avaliadas as condições rodoviárias e transportes para as populações.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.