Primeiro-ministro ucraniano indignado com relatos com exigência de registo de judeus

Primeiro-ministro ucraniano indignado com relatos com exigência de registo de judeus
| Mundo
Porto Canal

O primeiro-ministro da Ucrânia manifestou a sua indignação com relatos de homens mascarados na principal cidade do leste do país estarem a distribuir panfletos onde exigem que os judeus se registem ou sejam expulsos, noticiou a NBC News.

Os membros da comunidade judaica da cidade de Donetsk, leste da Ucrânia, relataram que desde sexta-feira são distribuídos panfletos com a exigência do registo de judeus.

O primeiro-ministro Arseniy Yatsenyuk apelou às forças de segurança para deterem os responsáveis da ação e entrega-los à justiça, disse numa entrevista à NBC que será hoje transmitida na totalidade.

O incidente ocorreu quando um grupo de cerca de duas dezenas de judeus abandona a sinagoga no início da semana. Três homens encapuzados distribuíam panfletos e mostravam a bandeira russa e o símbolo usado pelos separatistas de Donetsk.

As notícias sobre o movimento já provocaram manifestações de repúdio e preocupação internacional, nomeadamente dos responsáveis norte-americanos.

O chefe do Governo ucraniano recordou também que Vladimir Putin pretende "restaurar" a antiga União Soviética o que considerou ser o "maior desastre do século".

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.