MNE russo acusa Kiev de "infringir grosseiramente" acordo de Genebra

MNE russo acusa Kiev de "infringir grosseiramente" acordo de Genebra
| Mundo
Porto Canal

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, acusou hoje o Governo da Ucrânia de "infringir grosseiramente" o acordo internacional assinado na semana passada em Genebra para reduzir a tensão no país.

"Não só o acordo de Genebra não está a ser respeitado, como estão a ser tomadas medidas, nomeadamente por aqueles que tomaram o poder em Kiev, que o infringem grosseiramente", disse Lavrov numa conferência de imprensa em Moscovo.

O acordo de Genebra, assinado na quinta-feira, prevê entre outras medidas o desarmamento de todos os grupos ilegais e a evacuação de todos os edifícios públicos ocupados, na capital ou no leste do país.

Segundo o ministro russo, as autoridades de Kiev "declaram abertamente que o acordo de Genebra não se aplica a Maidan", a praça do centro da capital onde permanecem acampados e barricados manifestantes, o que "é inaceitável".

Estados Unidos e Rússia acusam-se mutuamente de ingerência na Ucrânia e falta de vontade política para aplicar o acordo de Genebra.

Washington, que acusa Moscovo de estar por detrás dos conflitos no leste da Ucrânia, apelou à Rússia para fazer pressão sobre as forças pró-russas que controlam a administração regional de Donetsk e de outras cidades do leste, ameaçando com novas sanções.

"As tentativas de isolar a Rússia são em vão, porque é impossível isolar a Rússia do resto do mundo", disse hoje Lavrov.

"Em primeiro lugar, porque somos uma grande potência, independente e que sabe o que quer. E, em segundo lugar, porque uma maioria esmagadora de países não quer isolar a Rússia", disse.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.