Info

MNE russo acusa Kiev de "infringir grosseiramente" acordo de Genebra

MNE russo acusa Kiev de "infringir grosseiramente" acordo de Genebra
| Mundo
Porto Canal

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, acusou hoje o Governo da Ucrânia de "infringir grosseiramente" o acordo internacional assinado na semana passada em Genebra para reduzir a tensão no país.

"Não só o acordo de Genebra não está a ser respeitado, como estão a ser tomadas medidas, nomeadamente por aqueles que tomaram o poder em Kiev, que o infringem grosseiramente", disse Lavrov numa conferência de imprensa em Moscovo.

O acordo de Genebra, assinado na quinta-feira, prevê entre outras medidas o desarmamento de todos os grupos ilegais e a evacuação de todos os edifícios públicos ocupados, na capital ou no leste do país.

Segundo o ministro russo, as autoridades de Kiev "declaram abertamente que o acordo de Genebra não se aplica a Maidan", a praça do centro da capital onde permanecem acampados e barricados manifestantes, o que "é inaceitável".

Estados Unidos e Rússia acusam-se mutuamente de ingerência na Ucrânia e falta de vontade política para aplicar o acordo de Genebra.

Washington, que acusa Moscovo de estar por detrás dos conflitos no leste da Ucrânia, apelou à Rússia para fazer pressão sobre as forças pró-russas que controlam a administração regional de Donetsk e de outras cidades do leste, ameaçando com novas sanções.

"As tentativas de isolar a Rússia são em vão, porque é impossível isolar a Rússia do resto do mundo", disse hoje Lavrov.

"Em primeiro lugar, porque somos uma grande potência, independente e que sabe o que quer. E, em segundo lugar, porque uma maioria esmagadora de países não quer isolar a Rússia", disse.

+ notícias: Mundo

Dois mortos e três feridos no ataque em Londres

A comissária chefe da polícia de Londres, Cressida Dick, confirmou que o atentado terrorista com arma branca perpetrado hoje na zona da ponte de Londres provocou dois mortos e três feridos, que se encontram hospitalizados.

Insegurança no Sahel e na África Ocidental deixará 14,4 milhões de pessoas a precisar de ajuda alimentar no verão

Paris, 09 dez 2019 (Lusa) - Cerca de 14,4 milhões de pessoas no Sahel e na África Ocidental irão precisar de assistência alimentar imediata no próximo verão, principalmente devido à insegurança na região, segundo um entidade oficial.

Netflix domina nomeações aos Globos de Ouro com "Marriage Story" e "O Irlandês"

Los Angeles, Estados Unidos, 09 dez 2019 (Lusa) -- A Netflix domina as nomeações aos Globos de Ouro 2020 em várias das principais categorias, hoje anunciadas, com os filmes "Marriage Story", de Noah Baumbach, e "O Irlandês", de Martin Scorsese.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

D'Mais

Atitudo - Artes Marciais &...

Nota Alta

"A cidade do Porto está com um...

N'Agenda

"Gosto de estar a par do rap que...