Obama afirma que Rússia não tem interesse numa conflito militar com o seu país

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 16 abr (Lusa) - O Presidente norte-americano disse hoje que a Rússia não está interessa numa guerra com o seu país, advertindo que "haverá consequências" se o Kremlin continuar a "violar" a soberania da Ucrânia e a tentar "destabilizar" essa nação.

"Os russos não estão interessados num confronto militar connosco, não necessitamos de uma guerra. O que precisamos é que países como Ucrânia possam ter relações com os seus países vizinhos", declarou Obama numa entrevista à cadeia televisiva CBS.

Poucas horas antes da entrevista ao presidente, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, anunciou que os EUA têm preparado um conjunto de novas sanções contra a Rússia caso Moscovo não retire o seu apoio às milícias pró-russas.

"Confirmo que temos mais sanções preparadas e as colocaremos em práticas caso seja preciso", disse o porta-voz da Casa Branca aos jornalistas pouco antes do Secretário de Estado, John Kerry, partir para Genebra para a reunião com os representantes da Rússia, Ucrânia e UE.

Nos últimos dias foram registados em diversas cidades do leste da Ucrânia, de maioria russófona, uma série de ataques, aparentemente coordenados, liderados por ativistas pró-russos, mas também por homens armados envergando uniformes militares sem identificação.

FAR (JCS) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.