Info

Ucrânia: Obama ameaça com mais sanções à Rússia se milicias não desarmarem

| Mundo
Fonte: Agência Lusa

Washington, 17 abr (Lusa) -- O Presidente dos EUA renovou hoje a possibilidade de mais sanções contra a Federação Russa se não houver avanço no desarmamento das milícias pró-russas na Ucrânia, depois do acordo conseguido hoje com Moscovo em Genebra.

Barack Obama celebrou o acordo entre os chefes das diplomacias da Federação Russa, EUA, União Europeia e Ucrânia, que inclui o desarmamento dos grupos pró-russos que ocuparam edifícios públicos no leste ucraniano, aos quais se prometeu amnistia.

"A minha esperança é que vejamos avanços reais nos próximos dias, mas não os podemos dar por certos, dado o comportamento anterior [da Federação Russa], pelo que estamos preparados para responder se virmos interferências da Rússia", disse.

O novo Governo de Kiev conseguiu hoje um acordo em Genebra, que deverá permitir a dissolução das milícias pró-russas e a realização de eleições gerais em maio, em todo o país.

Obama deixou claro que "a opção militar não está sobre a mesa" e contrapôs que a via diplomática deve ser a que vai permitir acabar com a escalada de tensão, que levou Washington a aprovar duas rondas de sanções contra altos dirigentes próximos do Presidente russo, Vladimir Putin.

O Presidente dos EUA acentuou que as sanções "são a última coisa de que a Rússia precisa", devido ao estado atual da sua economia, algo que disse ter transmitido a Putin nas conversas telefónicas que têm mantido durante a crise.

Obama salientou ainda que o acordo de Genebra garantiu que os russo-falantes, maioritários nas regiões do leste e sul da Ucrânia, estão protegidos e representados devidamente.

RN // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois mortos e três feridos no ataque em Londres

A comissária chefe da polícia de Londres, Cressida Dick, confirmou que o atentado terrorista com arma branca perpetrado hoje na zona da ponte de Londres provocou dois mortos e três feridos, que se encontram hospitalizados.

Insegurança no Sahel e na África Ocidental deixará 14,4 milhões de pessoas a precisar de ajuda alimentar no verão

Paris, 09 dez 2019 (Lusa) - Cerca de 14,4 milhões de pessoas no Sahel e na África Ocidental irão precisar de assistência alimentar imediata no próximo verão, principalmente devido à insegurança na região, segundo um entidade oficial.

Netflix domina nomeações aos Globos de Ouro com "Marriage Story" e "O Irlandês"

Los Angeles, Estados Unidos, 09 dez 2019 (Lusa) -- A Netflix domina as nomeações aos Globos de Ouro 2020 em várias das principais categorias, hoje anunciadas, com os filmes "Marriage Story", de Noah Baumbach, e "O Irlandês", de Martin Scorsese.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.