Ucrânia: Kiev exige que Moscovo deixe de apoiar "actividades terroristas"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Genebra, 17 abr (Lusa) -- A Rússia deve deixar de apoiar as "atividades terroristas" na Ucrânia, declarou o chefe da diplomacia de Kiev, Andrii Dechtchitsa, à chegada a Genebra, onde vai decorrer uma reunião com representantes de Moscovo, Estados Unidos e União Europeia.

"Queremos que a Rússia não apoie as atividades terroristas no leste da Ucrânia", declarou o ministro na quarta-feira à noite, acrescentando que a Ucrânia exige a Moscovo que retire as suas tropas da fronteira leste ucraniana.

Dechtchitsa instou ainda a Rússia a "confirmar que a Crimeia é parte integrante da Ucrânia e retire as suas tropas".

Um referendo, não reconhecido pela comunidade internacional, aprovou que a Crimeia se torne território russo.

Na reunião quadripartida participam, além de Dechtchitsa, a chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry ,e o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, para tentar obter uma solução para a escalada de tensão na Ucrânia.

A Rússia já garantiu que vai participar quinta-feira na reunião desde que não ocorra, nas próximas horas, algum acontecimento "dramático".

O Kremlin já propôs a Kiev que aprove uma nova Constituição para tornar a Ucrânia numa federação, torne o russo como língua oficial e reconheça a Crimeia como parte da Rússia.

PL // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.