Autarcas Socialistas opõem-se à privatização da EGF e da Águas de Portugal

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 28 fev (Lusa) - A Associação Nacional dos Autarcas do Parido Socialista (ANA/PS) quer que o Governo recue na intenção de privatizar a Empresa Geral de Fomento (EGF), considerando que este é o "primeiro passo" para a privatização das Águas de Portugal.

"Tão importante como olharmos para as conclusões do Tribunal de Contas [TdC] sobre as privatizações já realizadas é nós opormo-nos à privatização da EGF que está em curso e é lançada por este Governo e, simultaneamente, opormo-nos também por todas as vias legítimas para impedir que retirem poderes aos municípios nomeadamente em poderem estabelecer tarifas sociais para as famílias carenciadas", disse, à Lusa, o autarca socialista José Luís Carneiro em representação da ANA/PS.

Esta estrutura PS reagia assim às conclusões de uma auditoria feita pelo TdC ao setor das Águas, hoje tornadas públicas, em que foram apontados "desequilíbrios" em concessões em vários municípios do país.

"A água é um bem público essencial para a qualidade de vida dos cidadãos e esse bem público não pode estar estritamente nas mãos de privados. Há problemas enunciados nestas auditorias que colocam em causa a própria sustentabilidade financeira de muitos dos municípios portugueses", descreveu José Luís Carneiro.

A ANA/PS quer, aproveitando as conclusões do TdC, mostrar como a privatização do setor das Águas pode ser "prejudicial": "É um bem público e a sua privatização conduz a que os privados se capitalizem ainda mais e que as populações paguem com o seu esforço esse enriquecimento das entidades privadas", afirmou o também presidente da Câmara de Baião.

"A auditoria discute decisões tomadas desde a década de 90, mas mais importante do que isso é não permitirmos que quer a privatização da EGF quer das Águas de Portugal ocorra. Se isso acontecer estaremos a prejudicar o interesse público", concluiu José Luís Carneiro.

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Dia da Europa. Relação de Portugal e comunidade europeia é “ouro sobre azul”, frisa Montenegro 

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, considerou esta quinta-feira que a relação de Portugal com a comunidade europeia tem sido “ouro sobre azul” e apelou aos portugueses para que votem nas próximas europeias.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".