Câmara de Carrazeda de Ansiães admite resgatar concessão da água a privados

| País
Porto Canal / Agências

Carrazeda de Ansiães, Bragança, 28 fev (Lusa) -- O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, José Luís Correia, admitiu hoje que é sua intenção denunciar o contrato e resgatar a concessão a privados da água do concelho transmontano.

"Se puder fazê-lo" esta é uma hipótese que "está sobre a mesa" na análise e renegociação do contrato celebrado em 2001 com a AGS, S.A apontado pelo Tribunal de Contas como das "situações mais problemáticas" numa auditoria realizada, em 2012, a 27 Parcerias Público Privadas (PPP) nas águas por todo o país.

O contrato de Carrazeda de Ansiães foi celebrado antes de José Luís Correia ter chegado à Câmara, pelo antecessor também do PSD Eugénio de Castro, e a concessão leva já 13 dos 30 anos previstos.

O atual autarca social-democrata, no início do segundo mandato, afirmou à Lusa que discorda do modelo por ter "desequilíbrios" para ambas as partes e que "esta concessão "nunca devia ter sido feito".

O autarca já tinha informado o Tribunal de Contas, na fase do contraditório, que "o município pretende proceder à renegociação global do contrato nos termos" recomendados.

O ideal para José Luís Correia "era a Câmara ter capacidade para gerir, que o fizesse por si" e, apesar das dificuldades financeiras atuais, não descarta por completo esta possibilidade.

"Esta concessão está a funcionar com tudo que é da câmara, desde funcionários a infraestruturas e se a autarquia ainda tem de cobrir os desequilíbrios, então porque não o há de fazer por si", questiona-se o autarca.

José Luís Correia reconheceu que "há incumprimentos de parte a parte", nomeadamente, no que se refere à autarquia por não ter atualizado os tarifários em 42 por cento desde o início da concessão.

Ainda assim, à concessionária privada das Águas de Carrazeda são apontados" vários incumprimentos" que o presidente da Câmara confirma, desde logo, o não pagamento da retribuição anual de quase cinco mil euros ao município.

Outra das falhas apontadas pelo Tribunal de Contas era a Câmara estar a assumir o pagamento de vencimentos dos 18 funcionários requisitados à autarquia pela concessionária privada, com um encargo global de quase 1,9 milhões de euros.

O presidente da Câmara confirma a situação, mas assegurou à Lusa que diz respeito apenas até 2009, altura em que chegou à presidência e deixou de pagar os salários, passando este encargo a ser assumido pela concessionária.

O autarca garantiu ainda à Lusa que "na próxima semana" vai ter reuniões com os consultores financeiros e jurídicos do município para analisar o contrato e que depois avançará para negociações com o grupo privado que gere a água no concelho com 6.363 habitantes.

Só depois de analisados todos os dados e as possibilidades jurídicas e das conversações com a concessionária é que Carrazeda de Ansiães tomará uma decisão sobre o futuro do sistema local de água e saneamento, segundo ainda o autarca.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.