Passos quer deixar "economia provinciana" para apostar numa "cosmopolita"

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 16 dez (Lusa) - O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, garantiu hoje que Portugal sabe bem qual é a economia que quer construir para futuro, que será "conduzida por fatores competitivos", deixando "uma economia mais provinciana para uma mais economia mais cosmopolita".

Pedro Passos Coelho discursava hoje em Matosinhos, durante a cerimónia de inauguração das novas instalações da Porto Business School, tendo deixado "claro" que há um "projeto nacional amplamente partilhado" sobre o que o país quer "fazer para futuro" e qual é a economia que quer construir.

"Queremos que cada vez mais seja uma economia conduzida por fatores competitivos, que nos permitam disputar o mercado interno em termos europeus e a economia global. Deixar, portanto, uma economia mais provinciana para uma mais economia mais cosmopolita", defendeu.

O primeiro-ministro defende, por isso, "uma economia menos centrada nos setores protegidos de mercado interno mas mais exposta ao mercado externo", considerando que este "é o grande objetivo para Portugal".

Passos Coelho respondia assim a "observações um pouco ansiosas que dão conta da grande desorientação estratégica que predomina para futuro", como se todo o "projeto se esgotasse um pouco em vencer a emergência económica e financeira" e não se soubesse, no pós-troika, o que fazer para o futuro.

"Ao longo de vários anos várias economias europeias foram evidenciando uma perda de competitividade que, a persistir, poderiam pôr em causa até, no médio prazo, a viabilidade da União Europeia e do Euro. São vários os países hoje, no espaço europeu, que têm uma consciência plena de travar essa perda de competitividade", enfatizou.

O governante falou ainda de um "quadro bastante mais otimista do que aquele que se previa há meio ano atrás", em que os indicadores importantes mostram que a economia "encetou já um processo de inversão de tendência", que permitirá, em 2014 e nos anos subsequentes, "retomar um caminho de crescimento que esperamos que seja um crescimento sustentável".

"Numa altura em que esses sinais já não são uma mera adivinhação ou simplesmente resultado do otimismo voluntarista de quem quer contagiar os agentes económicos e a sociedade portuguesa com a viragem económica que é pretendida, correspondem já a observações muito concretas do nível de atividade, é importante que nós nos possamos comprometer com o objetivo de ter uma economia mais competitiva e mais aberta", sublinhou.

JF/TDI // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

Passado colonial português. Chega vai apresentar na AR voto de condenação a Marcelo

O Chega vai apresentar na próxima semana, na Assembleia da República, um voto formal de condenação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e às declarações que proferiu sobre a reparação devida pelo passado colonial português, anunciou o partido.

Ministro da Agricultura acusa anterior Governo de desperdiçar PRR e alerta contra “radicalismo verde”

O ministro da Agricultura acusou este domingo o anterior Governo de ter “desperdiçado a oportunidade” de usar a totalidade dos fundos do PRR à disposição de Portugal, e alertou para o que chamou de “radicalismo verde” contra os agricultores.