Marco António Costa (PSD) diz que "nota positiva" se deve à reversão da economia portuguesa

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 16 dez (Lusa) - O porta-voz do PSD, Marco António Costa disse hoje, a propósito da décima avaliação da 'troika', que a "nota positiva" dada a Portugal é reflexo de uma "economia que sofreu uma reversão de ciclo há vários meses".

"Há sinais concretos e objetivos na nossa economia: o crescimento da produção industrial, o crescimento das exportações, o fim da recessão técnica, o crescimento do emprego e a redução do desemprego há vários meses. Isto significa que a nossa economia sofreu uma reversão de ciclo há vários meses", disse Marco António Costa.

O social-democrata referiu, no entanto, que estes sinais da economia podem não ser "razão para festejarmos", sendo "razão para o otimismo".

O porta-voz do PSD congratulou-se com a "nota positiva" dada pela 'troika' nesta décima avaliação, apontando maio de 2014 como "a verdadeira meta".

"O PSD regista com grande satisfação o facto de Portugal ter ultrapassado mais um obstáculo que o afastava da meta que pretendemos atingir no próximo dia 17 de maio de colocar um ponto final a este resgate financeiro a que o país está sujeito desde o dia 17 de maio de 2011", disse Marco António Costa.

Assim, o PSD diz estar "atento" ao "caminho" a seguir daqui em diante, sem deixar de vincar que o resgate financeiro foi pedido pelo Governo socialista de José Sócrates.

"Não nos desviarmos do nosso rumo de forma a garantirmos que os esforços que os portugueses têm feito nos últimos dois anos e meio, após o resgate financeiro que o Partido Socialista pediu em 2011, torne possível encontrar um caminho sustentável de crescimento financeiro. Um caminho feito não em despesa excessiva do Estado mas um caminho feito numa economia forte, robusta, preparada e competitiva à escala mundial", disse o porta-voz do PSD.

A hipótese de Portugal ter recebido uma "nota negativa" por parte da 'troika' seria para Marco António Costa "mais do que uma péssima notícia, uma consequência muito nefasta na vida de todos os portugueses". E na palavra "portugueses", o coordenador da Comissão Política Nacional do PSD quis englobar "quer os que dependem do Estado social, quer os que investem e desenvolvem atividades".

O Governo anunciou hoje que a décima avaliação regular da 'troika' ao programa de resgate de Portugal "foi positiva" e reiterou a intenção do executivo de "terminar o programa na data prevista".

"A décima avaliação com a 'troika' decorreu entre os dias 04 e 16 de dezembro e foi positiva. Portugal já superou 10 avaliações num total de 12. Faltam apenas duas. A nossa intenção é terminar o programa na data prevista, estamos a pouco mais de seis meses de poder terminar o programa na data prevista", afirmou o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, hoje em conferência de imprensa.

Esta avaliação da 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) teve início a 04 de dezembro e é o antepenúltimo exame regular ao programa de resgate português, que termina em junho de 2014.

PYT // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

Passado colonial português. Chega vai apresentar na AR voto de condenação a Marcelo

O Chega vai apresentar na próxima semana, na Assembleia da República, um voto formal de condenação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e às declarações que proferiu sobre a reparação devida pelo passado colonial português, anunciou o partido.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.