PS diz que 10º exame apenas confirma trajetória de austeridade

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 dez (Lusa) - O dirigente socialista Eurico Brilhante Dias considerou hoje que a conclusão do 10º exame da 'troika' confirma a trajetória de austeridade para 2014, com o Governo a falar a diferentes vozes e deixar ainda mais incerteza nos portugueses.

"A conclusão deste 10º exame regular é a confirmação da trajetória da austeridade para 2014 e é também a confirmação de que o Governo fala a diferentes vozes", afirmou o membro do secretariado nacional do PS Eurico Brilhante Dias, numa declaração aos jornalistas na sede do partido.

Falando poucos minutos após o fim da conferência de imprensa do vice-primeiro ministro, Paulo Portas, e da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, sobre a conclusão do 10º exame regular da 'troika', Eurico Brilhante Dias concluiu que o resultado desta avaliação é o "habitual": "A avaliação é positiva e a austeridade continua".

"O 10º exame regular termina como terminou o 9º. Em 2014, os portugueses vão sofrer cortes nas pensões, cortes nos salários e cortes no Estado social", sublinhou.

A propósito da acusação de que o Governo fala a "diferentes vozes", o dirigente nacional do PS recordou que enquanto Paulo Portas fez várias referências ao facto do programa de assistência financeira terminar dentro de cinco meses, a ministra das Finanças apenas "deixou incerteza".

"A pergunta que se põe é se Portugal terá ou não outro programa com outra condicionalidade. Quanto a isso o Governo hoje pela voz da ministra das Finanças apenas deixou incerteza", frisou, lembrando que em setembro o primeiro-ministro fez referência à possibilidade de um segundo resgate, depois o ministro da Economia falou sobre a negociação de um programa cautelar em 2014 e o ministro dos Negócios Estrangeiros referiu-se ao "número mágico" de 4,5 por cento como o limite das taxas de juro para que Portugal regresse em pleno aos mercados.

Hoje, continuou, a ministra das Finanças "não exclui nenhuma das alternativas".

"Deste 10º exame regular fica a certeza: é que o Governo fala a diferentes vozes e aquilo que deixou hoje aos portugueses foi apenas incerteza e mais incerteza quanto ao futuro", resumiu.

Eurico Brilhante Dias deixou ainda uma crítica direta ao vice-primeiro-ministro, considerando "incrível" que Paulo Portas não tenha dirigido uma palavra "àqueles que mais sofrem, os desempregados".

Insistindo na ideia que o que se encontra na 10º avaliação da 'troika' "é muito pouco valor acrescentado em relação à 9º avaliação", com o Governo a não rever nenhuma das metas para 2014, o dirigente socialista reiterou que o seu partido defende que Portugal deve sair do programa de assistência financeira como a Irlanda, com um regresso em pleno aos mercados, e assegurou que "não será o PS a contribuir para outro cenário".

"Se e só se outro cenário se vier a verificar tomaremos a nossa posição", acrescentou, insistindo que o PS assumirá as suas responsabilidades, mas não assina "cheques em branco".

Eurico Brilhante Dias fez ainda referência às recentes declarações da diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, que admitiu numa declaração no Parlamento Europeu na semana passada que a instituição errou quanto aos efeitos da austeridade nos países europeus em maiores dificuldades.

"Aquilo que se espera de agentes políticos responsáveis é que tornem em ações concretas as suas palavras", preconizou, lamentando que neste caso as palavras da diretora-geral do FMI "não se traduzem em nada que alivie os sacrifícios dos portugueses".

VAM // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.