Jerónimo (PCP) diz que avaliação é positiva porque 'troika' quer "continuar a assaltar"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 dez (Lusa) - O secretário-geral do PCP criticou hoje a 10.ª avaliação ao programa de assistência económico-financeira a Portugal por parte da 'troika' porque considera que aquela entidade quer "continuar a assaltar direitos" dos portugueses.

"A verdade é que a 'troika' quer continuar a assaltar os direitos dos trabalhadores, agora em duas áreas importantíssimas: liquidação da contratação coletiva e simplificação brutal de despedimentos. Ou seja, não precisariam de baixar os salários no setor privado porque, através desses instrumentos, levaria ao empobrecimento, de direitos e de salário", condenou.

Jerónimo de Sousa falava após reunião do Comité Central do partido, na sede lisboeta.

"Para a 'troika', naturalmente, é positiva (a avaliação), já que conseguiu que este Governo continue a executar este pacto de agressão, esta política de saque dos trabalhadores, reformados e pensionistas. Esta política de transferência de lucros fabulosos para as grandes fortunas nacionais e estrangeiras. É razão para a 'troika' se sentir satisfeita", continuou.

O Governo anunciou hoje que a décima avaliação regular da 'troika' ao programa de resgate de Portugal "foi positiva" e reiterou a intenção do executivo de "terminar o programa na data prevista".

Esta avaliação da 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) teve início a 04 de dezembro e é o antepenúltimo exame regular ao programa de resgate português, que termina em junho de 2014.

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.