Quase 1.800 operacionais no combate a seis incêndios de cinco distritos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 ago (Lusa) -- Quase 1.800 operacionais combatiam, hoje, seis grandes incêndios em cinco distritos, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro e Viana do Castelo, dos quais dois estão já em fase de resolução, indicou a Proteção Civil.

No concelho de Abrantes, distrito de Santarém, o fogo, que deflagrou na quarta-feira, continuava a mobilizar o maior número de meios, contando com 639 operacionais, apoiados por 212 viaturas, no combate a uma frente em povoamento florestal, segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

No mesmo distrito, no concelho de Ferreira do Zêzere, um incêndio, com duas frentes em povoamento florestal, que deflagrou na noite de sexta-feira, mobilizava 136 operacionais, apoiados por 39 meios terrestres, pelas 05:00.

O incêndio no concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria, ativo desde o final da tarde de sexta-feira e com quatro frentes em povoamento florestal, era combatido, pela mesma hora, por 293 operacionais e 95 viaturas.

No concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra, o fogo, que deflagrou ao início da tarde de sexta-feira, era combatido por 314 operacionais, apoiados por 92 viaturas, numa frente em povoamento florestal.

O combate às chamas na zona de Portunhos estava a evoluir favoravelmente ao início da madrugada, disse à Lusa o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

Outros dois incêndios referenciados pela Proteção Civil como ocorrências importantes foram, entretanto, dado como dominados durante a madrugada.

O incêndio florestal que deflagrou na quinta-feira no concelho da Mealhada e que depois de estar dominado se reacendeu na sexta-feira entrou em fase de resolução (sem "perigo de propagação para além do perímetro já atingido") esta madrugada, mas mantinha, pelas 05:00, um total de 321 operacionais e 82 viaturas no terreno.

Em Monção, distrito de Viana do Castelo, onde o fogo, que deflagrou na tarde de sexta-feira, também entrou em fase de resolução, estavam 65 homens, apoiados por 21 meios terrestres.

DM (JLS/JEF/) // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).