Mais de 300 bombeiros combatem dois incêndios em Cantanhede, Coimbra

| País
Porto Canal com Lusa

Cantanhede, Coimbra, 11 ago (Lusa) - Mais de 300 operacionais estão a combater dois incêndios no concelho de Cantanhede, um dos quais se estendeu ao concelho de Coimbra provocando o corte da autoestrada A14 e da Estrada Nacional (EN) 111 que ligam à Figueira da Foz.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o incêndio que começou às 14:50 de hoje na localidade de Portunhos tem uma frente ativa em povoamento florestal e estava a ser combatido às 20:50 por 227 operacionais e 61 veículos, apoiados por três meios aéreos.

De acordo com a mesma informação, este incêndio provocou o corte da autoestrada A14 Coimbra-Figueira da Foz, entre os nós da estrada nacional 335 (Arazede/Cantanhede) e o nó da estrada 234-1, em Ançã.

Fonte dos bombeiros disse que este incêndio que deflagrou em Portunhos atravessou a A14 e entrou no concelho de Coimbra, onde lavra perto de povoações, no limite leste daquele município, que faz fronteira com o concelho de Montemor-o-Velho.

Fonte da GNR de Coimbra informou, por seu turno, que para além da A14 foi cortada a EN 111 entre a zona da Geria e o limite leste do concelho, perto da localidade de Lamarosa, na fronteira com o concelho de Montemor-o-Velho.

Já o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, disse à Lusa que o incêndio que ameaça aquela área eclodiu em Cantanhede e as chamas estão a "ameaçar casas" nos limites do seu concelho, na zona da povoação de Casal das Figueiras (Coimbra).

A autarquia tem máquinas no local e está a fazer "um esforço de contenção, abrindo aceiros", indicou o autarca.

O outro incêndio que preocupa os bombeiros em Cantanhede eclodiu às 13:50 em Venda Nova do Bolho, freguesia de Sepins e está a ser combatido por 107 operacionais, 32 viaturas e um meio aéreo.

A página da ANPC indica que este incêndio é uma reativação e tem duas frentes ativas em povoamento florestal.

JLS // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.