Governo quer reverter cortes financeiros de 2013 às fundações culturais

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 out (Lusa) -- O Governo quer reabilitar entidades que "viveram anos de suborçamentação", no executivo anterior, e reverter gradualmente os cortes financeiros de que foram alvo as fundações culturais, segundo a proposta de Orçamento do Estado, hoje apresentada.

"Com o orçamento de 2017, consolidaremos o trabalho de reabilitação financeira das entidades que durante o Governo anterior viveram anos de suborçamentação e consequente estagnação", lê-se no documento hoje entregue na Assembleia da República.

"Um esforço de estabilização", realça o executivo, que "se estende às fundações culturais onde se pretende dinamizar a capacidade de programação, com o objetivo de iniciar a reversão gradual dos cortes ao financiamento instituídos em 2013".

O Governo promete concretizar medidas "com vista à afirmação política, económica e social da Cultura, como área governativa relevante e transversal, nomeadamente no âmbito do Programa Nacional de Reformas".

O intuito governativo, segundo o mesmo documento, é que a Cultura seja um "instrumento de qualificação dos cidadãos e dos territórios", que reforce "a coesão e a igualdade, promovendo novas políticas de estímulo à fruição e criação artística e novos projetos de valorização do Património, fortemente apoiados na execução dos fundos estruturais do Portugal 2020".

O executivo quer iniciar "o processo de descentralização", inscrito no seu programa "numa lógica de promoção da coerência territorial e das relações de proximidade, potenciando os recursos locais".

O documento propõe também a "reestruturação orgânica e de atuação dos serviços e organismos" do Ministério da Cultura, visando "agilizar os serviços" adotando "medidas no âmbito do programa Simplex".

Na área da Cultura, o Governo volta a insistir num diálogo no trabalho "interdisciplinar" com a Educação, a Economia, a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, os Negócios Estrangeiros, o Ambiente, as Finanças, o Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e a Administração Local, que "serão aprofundados".

O Governo apresentou hoje a proposta de Orçamento do Estado de 2017 que prevê um crescimento económico de 1,5%, um défice de 1,6% do PIB, uma inflação de 1,5% e uma taxa de desemprego de 10,3%.

Para este ano, o executivo liderado por António Costa piorou as estimativas, esperando agora um crescimento económico de 1,2% e um défice orçamental de 2,4% do PIB.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.