Fogo em Arouca baixou para duas pequenas frentes

| Norte
Porto Canal com Lusa

Arouca, Aveiro, 12 ago (Lusa) - O incêndio que lavra há mais de três dias em Arouca, no distrito de Aveiro, baixou de quatro para "duas pequenas frentes", disse à Lusa fonte dos bombeiros.

"Neste momento, temos cerca de 80% do incêndio em resolução", afirmou o comandante Operacional Distrital de Santarém, Mário Silvestre, que está a coordenar os trabalhos no local.

Segundo o mesmo responsável, o fogo tem "duas pequenas frentes a progredir com muito pouca intensidade", numa zona sem acessos, pelo que os bombeiros vão apenas "fazer vigilância e trabalhos de consolidação nessa zona" durante a madrugada.

A manterem-se as atuais condições, o comandante prevê que durante a manhã de sexta-feira o incêndio fique dominado, com a ajuda dos meios aéreos e das máquinas de rasto.

No local, segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na Internet, atualizada às 01:00, permanecem 306 operacionais e 97 viaturas.

O fogo que começou às 14:35 de segunda-feira nas freguesias de Janarde e Covelo de Paivó, em Arouca, destruiu uma casa, três viaturas e uma parte dos passadiços do Paiva, uma estrutura que atrai milhares de visitantes e que já tinha sido atingida pelas chamas há cerca de um ano.

Além de Arouca, o distrito de Aveiro tem mais quatro incêndios que fazem parte da lista de "ocorrências importantes" destacadas pela ANPC (com mais de três horas e mais de 15 meios de socorro).

O incêndio no concelho de Águeda, no distrito de Aveiro, que está a lavrar há quase quatro dias, é o que mobiliza mais meios - 337 operacionais e 103 viaturas.

Em declarações à Lusa, o comandante Operacional de Agrupamento Sul, Elísio Oliveira, disse que o incêndio mantém quatro frentes ativas, com diferentes linhas de fogo, em diferentes locais.

"É uma área muito extensa e, portanto, isto obriga aqui a muito trabalho face à dispersão à orografia do terreno, ao vento que se faz sentir", adiantou o mesmo responsável, adiantando que o combate "decorre favoravelmente".

Elísio Oliveira destacou ainda que a população "tem sido irrepreensível na forma como tem auxiliado os bombeiros no combate às chamas".

"Esperamos ainda no decorrer da noite ou durante o dia de amanhã [sexta-feira] ter aqui notícias favoráveis", concluiu.

Em Anadia, estão 331 operacionais e 98 veículos a combater um fogo que começou às 02:30 de quarta-feira.

Ainda no distrito de Aveiro, estão a lavrar desde quarta-feira mais dois incêndios nos concelhos de Vale de Cambra de Castelo de Paiva, que mobilizam, no seu conjunto, 136 operacionais e 40 veículos.

JYDN // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Empresa metalomecânica em Paredes investe 19 milhões para exportar 75% da sua produção

A empresa de metalomecânica Inovocorte, em Paredes, no distrito do Porto, anunciou esta terça-feira um investimento de 19 milhões de euros em tecnologias de ponta, nomeadamente robotização e 'software', para exportar 75% da sua produção em 2030.

Já é conhecido o cartaz do São João de Braga

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares.

Festas de São João de Braga arrancam dentro de um mês

Arrancam no próximo dia 14 de junho as festas de São João de Braga.
A edição deste ano conta com 11 dias de programação.
A renovada Avenida da Liberdade, que esteve fechada para obras, vai ser um dos epicentros da festa.