Mais de mil operacionais combatem fogos no distrito de Aveiro

Mais de mil operacionais combatem fogos no distrito de Aveiro
| Norte
Porto Canal com Lusa

O distrito de Aveiro era às 10:00 de hoje a zona de Portugal continental que mais meios mobilizava no combate às chamas, com mais de mil operacionais no terreno e vários meios aéreos, segundo a Proteção Civil.

Na lista de “ocorrências importantes” destacadas na página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (com mais de três horas e mais de 15 meios de socorro), apenas relativas ao continente, o distrito de Aveiro surge com quatro incêndios ativas.

Às 10:00, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), destacava sete incêndios ativos: quatro no distrito de Aveiro, dois em Vila Real e um em Viana do Castelo.

Em Águeda, o incêndio que deflagrou em Préstimo na segunda-feira tem hoje quatro frentes ativas que estão a ser combatidas por 393 operacionais, com o apoio de 120 veículos e três meios aéreos.

Em Arouca, o fogo, que começou em Janarde também na segunda-feira, tem quatro frentes ativa e mobilizava 326 operacionais, com o auxílio de 105 e três meios aéreos.

Também no distrito de Aveiro, 310 bombeiros combatem as chamas em Anadia apoiados por 96 veículos e três meios aéreos.

Em Sever do Vouga, também em Aveiro, o incêndio, que deflagrou às 23:20 de quinta-feira em Silva Escura e Dornelas, está a ser combatido por 104 bombeiros apoiados por 29 veículos e dois meios aéreos.

No distrito de Vila Real, estão ativos dois incêndios um na localidade de Sirarelhos, freguesias de Pena, Quintã e Vila Cova que mobilizava 54 bombeiros e que já está em fase de resolução e o outro mais preocupante em Varzigueto, no Parque Natural do Alvão, que está a ser combatido por 111 operacionais, com o auxílio de 29 veículos e um meio aéreo.

Por fim, a ANPC destaca ainda um incêndio em Caminha, distrito de Viana do Castelo, que está a ser combatido por 219 bombeiros, apoiados por 67 veículos e um meio aéreo.

Hoje de manhã, o adjunto de operações da ANPC, Carlos Guerra disse à agência Lusa que as expectativas para o combate às chamas durante o dia de hoje eram melhores devido à diminuição da intensidade do vento e do reforço com meios aéreos.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.