Plano Distrital de Emergência do Porto prolongado até domingo

Plano Distrital de Emergência do Porto prolongado até domingo
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) decidiu hoje prolongar o Plano Distrital de Emergência (PDE) até às 20:00 de domingo, acompanhando o alerta laranja nacional, disse hoje presidente daquela entidade.

Em declarações à Lusa, o presidente da CDPC, Marco Martins, recordou que as previsões apontam para uma manutenção das temperaturas nos próximos dias e lembrou que "só hoje no Porto já vai em 100 ocorrências".

No domingo, o PDE vai voltar a ser reavaliado, "em função daquilo que forem as condições meteorológicas, o número de ocorrências até lá e também o estado dos meios e dos homens".

De acordo com o também presidente da Câmara Municipal de Gondomar, há neste momento três situações significativas no distrito (Baião, Lousada e Santo Tirso), mas que "não oferecem grande preocupação porque estão, segundo informações do Comando Distrital de Operações de Socorro, a ficar resolvidas".

Questionado sobre as vantagens que o PDE acarreta, Marco Martins sublinhou que sem a ativação deste plano "provavelmente não haveria no distrito do Porto pelotões militares como neste momento há quatro a acompanhar as operações de rescaldo e vigilância".

Na terça-feira, a CDPC do Porto já havia decidido prolongar até hoje o PDE, cuja ativação inicial foi inédita no distrito.

O comandante nacional da Proteção Civil pediu hoje à população que siga "rigorosamente" as instruções das autoridades, considerando que o período de incêndios que se está a atravessar é de "gravidade significativa".

"Sigam rigorosamente as instruções das autoridades, nomeadamente através dos seus serviços municipais de proteção civil", recomendou o comandante nacional da Proteção Civil, José Manuel Moura, em declarações aos jornalistas.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.