Câmara de Gondomar assume conservação de zonas requalificadas pela Metro do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Gondomar, 30 mai (Lusa) -- A Câmara de Gondomar aprovou hoje uma proposta em que prevê assumir a manutenção e gestão das zonas em que a Metro do Porto executou obras de requalificação, como jardins, passeios ou acessos a infraestruturas urbanísticas.

De acordo com a proposta, aprovada por unanimidade, a Metro e a autarquia celebrarão um protocolo "para transferência de obras e equipamentos".

O protocolo estabelece que a Metro "não está vocacionada para a manutenção e gestão das zonas em que executou obras de requalificação urbana", e por isso as transfere para o município.

"Todos os custos e encargos decorrentes da gestão e manutenção das parcelas e equipamentos transferidos ficam da exclusiva responsabilidade" da autarquia.

A empresa ficará apenas responsável pela manutenção do canal do metro, parques de estacionamento, sistema de sinalização ferroviária e sinalização e sinalética de encaminhamento daquele meio de transporte público.

Com a assinatura deste protocolo, terminará o impasse sobre quem é, afinal, responsável pela manutenção e gestão de zonas pertencentes à Metro que foram requalificadas no âmbito da construção da linha até Gondomar, inaugurada em janeiro de 2011.

O presidente da autarquia, Valentim Loureiro, confirmou que a Metro do Porto vai fazer o tratamento de toda a zona antes de a transferir, para que seja entregue ao município nas devidas condições.

JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.

Carla Costa nova vereadora na Câmara de Gaia após saída de Álvaro Santos

Carla Costa é a nova vereadora do executivo de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, ocupando o lugar deixado vago com a saída de Álvaro Santos, segunda-feira eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.