Moção de Assunção Cristas ao Congresso do CDS defende "centralidade à cultura"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 fev (Lusa) - A moção de Assunção Cristas ao 26.º Congresso do CDS-PP defende que o partido deve "dar centralidade à cultura", argumentando que a "procura ativa de reflexão e pensamento" é "certamente promotora de maior mobilidade social".

Na moção de estratégia global "Ambição e Responsabilidade", a candidata à liderança do CDS propõe também que o partido se empenhe "em estudar a hipótese de uma administração mais partilhada entre municípios", bem como "apostar num estado social de parceria", em que se insere um eventual "alargamento faseado da ADSE" a trabalhadores do privado.

A centralidade à cultura foi um dos aspetos da moção destacados por Assunção Cristas na apresentação do documento na sede nacional do CDS, em Lisboa.

Para Assunção Cristas, "a experiência íntima da beleza, a nível individual e coletivo, só pode contribuir para um país melhor, mais sensível e com maior compreensão do mundo. O acesso à cultura e uma política de cultura abrangente e consistente são, por isso, aspetos centrais".

No próprio texto da moção, a candidata à liderança adianta que a "procura ativa de reflexão e pensamento, na sua heterogeneidade, é criadora de uma sociedade de pessoas mais conscientes, responsáveis, críticas e abertas à diferença e certamente promotora de maior mobilidade social".

Num outro passo da moção, Assunção Cristas defende um "municipalismo do século XXI", no âmbito do qual considera que "o CDS deve empenhar-se em estudar a hipótese de uma administração mais partilhada entre municípios".

"Em determinadas circunstâncias, pode fazer sentido, ajudando a prestar um melhor serviço aos munícipes, com flexibilidade e partilha de recursos tantas vezes escassos", lê-se na moção.

O documento defende um "estado social de parceria", um aspeto que foi também destacado por Assunção Cristas na apresentação do texto da moção, em que elegeu "o desemprego e a pobreza" como o maior problema do país.

Neste domínio do "estado social de parceria", Assunção Cristas considera que "a defesa de um sistema de saúde de qualidade para todos passa também por estudar o alargamento faseado da ADSE a qualquer trabalhador que pretenda descontar e beneficiar desse sistema".

O sistema de segurança social é outro dos aspetos abordados na moção: "Se todos concordamos na necessidade de assegurar um sistema previdencial, já saber o que podemos e devemos fazer para garantir que o jovem que começa hoje a descontar tem direito a uma pensão - qual e em que moldes -, ao mesmo tempo que o atual pensionista não perde os direitos, é um tema que urge colocar em cima da mesa", lê-se no documento.

"O CDS assume a disponibilidade para estudar e liderar este debate, na certeza de que reformas com esta sensibilidade requerem um consenso intergeracional e uma noção clara de equidade", afirma o moção.

O prazo para a entrega de moções ao 26.º Congresso do CDS-PP, que se realiza a 12 e 13 de março em Gondomar, termina hoje

às 00:00.

ACL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.