Congresso do CDS-PP vai discutir dez moções de estratégia global

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 fev (Lusa) - O 26.º congresso do CDS-PP, que se realiza a 12 e 13 de março em Gondomar, vai discutir dez moções de estratégia global, entre as quais a da candidata à liderança do partido, Assunção Cristas.

Em declarações à Lusa, o presidente da comissão organizadora do congresso, António Carlos Monteiro, adiantou que até às 00:00 de sexta-feira, hora limite para a entrega dos documentos, deram entrada dez moções de estratégia global e dez moções setoriais.

De acordo com o regulamento do congresso, as moções de estratégia global "têm como objecto fixar a orientação geral do partido" e devem ser subscritas por, pelo menos, 300 militantes.

As moções de estratégia global são apresentadas e discutidas em congresso e são votadas em alternativa na reunião magna do partido.

As moções de estratégia setoriais "têm como objecto fixar a orientação do partido em relação a assuntos políticos específicos", devendo ser subscritas por, pelo menos, 150 militantes.

Estas moções serão apresentadas no congresso, mas a sua discussão e votação apenas será feita em conselho nacional convocado, a seguir ao congresso, para esse efeito.

Entre as dez moções de estratégia global entregues está a de Assunção Cristas, a única candidata à sucessão do líder democrata-cristão, Paulo Portas. A moção de 31 página da ex-ministra intitula-se "Ambição e Responsabilidade para Portugal".

O 26.º Congresso do CDS-PP escolhe o sucessor de Paulo Portas, que está na presidência do partido desde 1998, tendo estado afastado da direção centrista apenas dois anos, entre 2005 e 2007, durante a liderança de José Ribeiro e Castro.

VAM (ACL) // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.