Suécia iniciou controlo das fronteiras para fiscalizar fluxo de migrantes

| Mundo
Porto Canal com Lusa

A Suécia iniciou hoje o controlo anunciado nas suas fronteiras, onde chegam todos os dias centenas de migrantes que procuram refúgio no país.

Cerca das 12:00 locais (11:00 em Lisboa), a polícia militar iniciou o controlo da identidade dos viajantes no comboio que liga a Dinamarca à Suécia.

O Governo sueco anunciou na quarta-feira a decisão de restabelecer os controlos nos principais pontos de passagem para o território.

O controlo, que poderá ser prolongado depois por períodos de 20 dias, vai afetar a ponte do estreito de Sund, que une Copenhaga com a cidade sueca de Malmo, e o tráfico marítimo com a Dinamarca e a Alemanha.

"Este não é um muro", garantiu o primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven em La Valeta, durante a reunião de líderes europeus e africanos que debate a crise migratória.

Segundo o último prognóstico do serviço de migrações sueco, o país deverá receber até ao final deste ano entre 140.000 e 190.000 pedidos de asilo, mais do dobro que o previsto há quatro meses.

A Suécia enviou a semana passada à Comissão Europeia uma petição a pedir a recolocação de alguns refugiados em outros países da União Europeia.

A falta de casas para alojar os refugiados obrigou as autoridades suecas a colocá-los em barracões, celeiros e escolas e a construir acampamentos com tendas de campanha.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.