Caso Sócrates: Vara detido por suspeita de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais
Porto Canal
O ex-ministro Armando Vara foi detido hoje para interrogatório judicial no âmbito da Operação Marquês por suspeita dos crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, informou a Procuradoria-Geral da República (PGR).
De acordo com a nota da PGR, Armando Vara vai ser presente, na sexta-feira, ao Tribunal Central de Instrução Criminal (TCI), para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação, acrescenta a nota da PGR.
De acordo com a PGR, na sequência das investigações em curso no âmbito da "Operação Marquês, "foi emitido um mandado de detenção fora de flagrante delito, para sujeição a interrogatório judicial, relativamente ao suspeito Armando Vara".
"Estão em causa factos suscetíveis de integrarem os crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais", refere a nota. Armando Vara é suspeito dos mesmos crimes de que o ex-primeiro-ministro José Sócrates, em prisão preventiva desde 25 de novembro último, se encontra indiciado.
A PGR acrescenta que foram também realizadas buscas domiciliárias em instalações de sociedades e numa instituição bancária.
Nas diligências, realizadas por um magistrado do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), o Ministério Público foi coadjuvado pela Autoridade Tributária (AT) e pela Polícia de Segurança Pública (PSP).
Ex-ministro Armando Vara detido para interrogatório
O ex-ministro socialista Armando Vara foi hoje detido para interrogatório no âmbito da "Operação Marquês", que investiga o ex-chefe do governo José Socrátes, disse à agência Lusa fonte policial.
Armando Vara, ministro da Administração Interna e Adjunto do Primeiro-Ministro nos Governos liderados por António Guterres, encontra-se detido no Comando Metropolitano de Lisboa, à espera de ser ouvido por um juiz, acrescentou.
A mesma fonte adiantou que durante o dia de hoje decorreram buscas em todo país, numa operação coordenada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal e na qual participaram elementos do PSP.