Juiz desembargador critica prisão preventiva de Sócrates

Juiz desembargador critica prisão preventiva de Sócrates
| País
Porto Canal (DYC)

O juiz desembargador José Reis critica a prisão preventiva de José Sócrates e diz que o processo não pode ser declarado de especial complexidade sem factos.

Foram precisas três reuniões e a intervenção da presidente da 3ª secção criminal do Tribunal da Relação de Lisboa, para o tribunal confirmar a declaração de especial complexidade do processo Operação Marquês, mantendo José Sócrates em prisão preventiva.

O recurso foi interposto pelo juiz desembargador José Reis, que considerou que a declaração não poderia ser feita sem que, entre outros motivos, houvesse uma imputação de factos, de acordo com o que apurou o Diário de Notícias junto de fonte judicial. O juiz defende que, assim, o ex-primeiro ministro até deveria ser libertado.

A tese não vigorou por falta de acordo com a juíza Laura Maurício e para desempatar foi chamada a presidente da 3ª secção criminal, a juíza desembargadora Teresa Féria, que votou contra o recurso.

O juiz José Reis é o primeiro juiz a ir contra a interpretação de todos os tribunais que têm analisado o processo que envolve José Sócrates.

+ notícias: País

João Ferreira vence quarta prova do Nacional de todo-o-terreno

A dupla João Ferreira/David Monteiro (Mini) venceu este domingo a Baja TT Sharish, em Reguengos de Monsaraz, e reforçou a liderança do Campeonato de Portugal de todo-o-terreno em automóveis.

Nova estrutura da proteção civil? MAI afirma que bombeiros vão cumprir, apesar de discordarem

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, desvalorizou este domingo a discordância da Liga dos Bombeiros quanto à integração destes operacionais na nova estrutura da proteção civil, considerando que os bombeiros irão cumprir a lei em vigor.

Bloco de partos de Portimão encerra por falta de pediatras

O bloco de partos de Portimão vai encerrar entre as 21h00 de domingo e as 09h00 de segunda-feira devido à ausência de pediatras, disse à Lusa o administrador do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).