Juiz desembargador critica prisão preventiva de Sócrates

Juiz desembargador critica prisão preventiva de Sócrates
| País
Porto Canal (DYC)

O juiz desembargador José Reis critica a prisão preventiva de José Sócrates e diz que o processo não pode ser declarado de especial complexidade sem factos.

Foram precisas três reuniões e a intervenção da presidente da 3ª secção criminal do Tribunal da Relação de Lisboa, para o tribunal confirmar a declaração de especial complexidade do processo Operação Marquês, mantendo José Sócrates em prisão preventiva.

O recurso foi interposto pelo juiz desembargador José Reis, que considerou que a declaração não poderia ser feita sem que, entre outros motivos, houvesse uma imputação de factos, de acordo com o que apurou o Diário de Notícias junto de fonte judicial. O juiz defende que, assim, o ex-primeiro ministro até deveria ser libertado.

A tese não vigorou por falta de acordo com a juíza Laura Maurício e para desempatar foi chamada a presidente da 3ª secção criminal, a juíza desembargadora Teresa Féria, que votou contra o recurso.

O juiz José Reis é o primeiro juiz a ir contra a interpretação de todos os tribunais que têm analisado o processo que envolve José Sócrates.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).