Satyarthi vê no prémio reconhecimento da luta pelos direitos das crianças

| Mundo
Porto Canal

O ativista indiano Kailash Satyarthi disse hoje estar "encantado" por ter sido distinguido com o Nobel da Paz, qualificando o prémio de "reconhecimento da luta pelos direitos das crianças".

O ativista, de 60 anos, agradeceu ao comité Nobel por ter "reconhecido a situação de milhões de crianças que sofrem no mundo moderno", segundo a agência Press Trust of India.

Kailash Satyarthi, presidente da Marcha Global contra o Trabalho Infantil, e a adolescente paquistanesa Malala Yusafzai foram hoje distinguidos com o Nobel da Paz.

O comité norueguês justificou a escolha com a luta de ambos os ativistas "contra a repressão dos jovens e pelo direito de todas as crianças à educação".

Nos países mais pobres do mundo, sublinhou o comité, 60% da população é menor de 25 anos, pelo que o respeito pelos direitos das crianças e dos jovens "é um pré-requisito do desenvolvimento global em paz".

No caso de Kailash Satyathi, o comité destacou a "grande coragem pessoal" que, "na tradição de Gandhi", o levou a liderar protestos e manifestações, sempre pacíficos, para denunciar a exploração infantil.

"Contribuiu além disso para o desenvolvimento de importantes convenções internacionais de direitos das crianças", indicou o comité.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.