Prémio premeia luta contra realidade que afeta 168 milhões de crianças

| Mundo
Porto Canal

O Prémio Nobel da Paz hoje atribuído à paquistanesa Malala Yousafzai, de 17 anos, e ao indiano Kailash Satyarthi, premeia os esforços destes ativistas contra o trabalho infantil, que afeta quase 170 milhões de crianças em todo o mundo.

De acordo com um relatório da Organização Internacional do Trabalho, apresentado em junho por ocasião do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, o número de crianças forçadas a trabalhar desceu de 215 milhões para 168 milhões entre 2008 e 2012.

Dos 168 milhões, cerca de 85 milhões realizam trabalhos perigosos. A região da Ásia e do Pacífico continua a registrar o número mais alto de crianças a trabalhar (quase 78 milhões ou 9,3% da população infantil) e a África Subsaariana continua a ser a região com a mais alta incidência de trabalho infantil em relação ao total de crianças (59 milhões, mais de 21% da população infantil).

Na América Latina e Caribe, existem 13 milhões (8,8%) de crianças em situação de trabalho infantil e, nas regiões do Médio Oriente e do Norte de África, há 9,2 milhões de crianças nesta situação (8,4%).

A agricultura continua a ser, de longe, o setor com o maior número de crianças em situação de trabalho infantil (98 milhões, 59%), mas o número de crianças em serviços (54 milhões) e indústria (12 milhões) não é insignificante, dado que a maioria se encontra na economia informal.

Desde 2000, registou-se uma diminuição de 40% do trabalho infantil entre as raparigas e entre os rapazes houve uma queda de 25%.

A OIT considera que para acelerar a queda dos números do trabalho infantil deve-se intervir na proteção social.

O organismo sublinhou no comunicado que "algumas boas práticas", como os programas de transferência de rendimento para as famílias, como o Bolsa Família (no Brasil) e programas de apoio familiar na Mongólia e África do Sul, levam as crianças a frequentar a escola.

O Prémio Nobel da Paz foi hoje entregue a dois ativistas que lutam contra o trabalho infantil, sendo que a ativista paquistanesa Malala Yousafzai era a mais jovem entre os favoritos a receber o galardão. Já Kailash Satyarthi é um indiano que também tem lutado contra o trabalho infantil.

Malala tornou-se num símbolo reconhecido internacionalmente de resistência aos esforços dos talibãs em negar educação e outros direitos às mulheres.

Com 60 anos, Kailash Satyarthi é um dos promotores da Marcha contra o Trabalho Infantil e já resgatou mais de 60 mil crianças trabalhadores e também adultos mantidos sob regime de escravidão.

"As crianças devem ir à escola e não serem exploradas financeiramente", disse o presidente do comité do Prémio Nobel, Thorbjoern Jagland.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.