Nobel da Literatura 2014 distingue francês Patrick Modiano

Nobel da Literatura 2014 distingue francês Patrick Modiano
| Mundo
Porto Canal / Agências

O escritor francês Patrick Modiano é o galardoado com o Prémio Nobel da Literatura 2014, foi hoje anunciado pelo Comité do Nobel.

"Através da arte da memória, ele evocou os mais inapreensíveis destinos da Humanidade", afirmou hoje o secretário permanente do Comité do Nobel, Peter Englund, ao anunciar o nome de Patrick Modiano.

Modiano, de 69 anos, recebeu já alguns dos mais importantes galardões franceses como o Prémio Goncourt em 1978, o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa, em 1972, e o Grande Prémio Nacional das Letras de França, em 1996.

Patrick Modiano, o 15.ª autor francês distinguido com o Nobel da Literatura, é considerado um mestre da literatura francesa contemporânea.

Autor de mais de 30 títulos, muitos marcados pela experiência da II Guerra Mundial e as sequelas da ocupação nazi, tem publicados em Portugal "A Rua das Lojas Escuras", pela Relógio d'Água, em 1987, "Domingos de Agosto", pelas Publicações Dom Quixote, em 1988, "Um Circo que Passa", também pela Dom Quixote, em 1994, "Dora Bruder", pelas Edições Asa, em 1998, e "No Café da Juventude Perdida", também pela ASA, em 2009.

O galardão será entregue numa cerimónia em Estocolmo, a 10 de dezembro, dia do aniversário do industrial Alfred Nobel, que instituiu o galardão.

O ano passado a vencedora foi a canadiana Alice Munro.

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.